B2B e B2C: conheça as melhores estratégias | Arte por Moacir Alves

B2B e B2C: conheça as melhores estratégias

Montar um plano estratégico de marketing é algo que pode parecer demorado e muito trabalhoso. Porém, se você seguir os passos corretamente, o cliente vem até você de uma forma muito mais fácil. Para isso, é preciso seguir os métodos mais utilizados pelas empresas B2B e B2C. Assim, você vai poder colocar um plano eficiente em prática e atrair leads para seu setor de vendas.

Quer saber mais sobre isso? Então confira as dicas a seguir.

 

B2B ou B2C? 

Antes de estabelecer qualquer plano, você deve saber exatamente o tipo de sua empresa. Os métodos de atrair clientes no Business to Business são diferentes no Business to Customer. Portanto, antes de tudo, defina em qual perfil sua empresa se encaixa para utilizar as dicas corretas.

Confira o vídeo para entender a diferença entre b2b e b2c!

 

 

Dicas de Marketing para empresas B2B

Se seu foco é vender para outras empresas, sabe que é necessário atender seu cliente de forma direta e eficaz. Uma relação de transparência e sem muitos rodeios pode ajudar e muito a fechar negócio. Confira as dicas para empresas B2B.

 

Materiais ricos em informação

Disponibilizar materiais em seu site é muito importante para que o cliente saiba exatamente o que ele está comprando. Claro que sua equipe de vendas deve dar todo o suporte e ter todas as informações necessárias sobre o produto, mas o cliente também deve ser capaz de receber respostas através de seus materiais.

Conteúdos como infográficos, vídeos e e-books são de grande ajuda para o comprador do outro lado do negócio. Afinal, ele só vai fechar a venda se perceber que a empresa dele realmente precisa de seu produto. Tudo isso é indispensável para mostrar o valor de sua marca.

Não esqueça também de dar suporte através do vendedor. É importante oferecer conteúdos técnicos e explicativos para o cliente, mas também é essencial mostrar que a empresa entende bem do produto que está oferecendo. 

 

Remarketing 

As chances de você conquistar um cliente logo na primeira publicidade que faz de seu produto não são tão altas. Afinal, ele vai pesquisar mais outros produtos antes de fechar negócio com a empresa que ele considera certa.

Portanto, o remarketing é muito importante. Dessa forma, você atinge seu público alvo mais de uma vez, fazendo com que ele realmente veja a necessidade de ter seu produto e busque mais informações sobre ele.

 

Eventos presenciais e online

b2b e b2c

Eventos para empresas e clientes são formas eficientes de atingir mais clientes. Fonte: Freepik/master1305

 

A realização de eventos é um dos melhores meios de ter uma boa relação com o cliente, conhecer novos e atingir o público com seu produto. É uma forma de apresentar sua marca presencialmente e responder todas as dúvidas naquele mesmo lugar.

Contudo, os eventos presenciais foram afetados com a pandemia. Apesar disso, as empresas não ficaram para trás. Realizar eventos online também são de grande ajuda, já que também podem reunir empresas de outras regiões que possam se interessar pelos seus produtos.

 

Dicas de Marketing para empresas B2C

A abordagem para empresas que vendem diretamente para o cliente final deve ser feita de forma diferente em relação às dicas citadas acima. Para conquistar seu cliente final, confira as dicas a seguir e veja como melhor implementá-las em seu plano de marketing.

 

Redes sociais

redes sociais b2b e b2c

As redes sociais são grandes aliadas de empresas B2C. Fonte: Freepik/freepik

 

O uso das redes sociais é fundamental para aumentar o valor de sua marca e sua relação com o cliente. Se posicionar de forma correta e eficaz nas redes sociais faz com que você se sobressaia em relação a outras marcas e conquiste ainda mais leads.

Mas é preciso ficar atento às diferentes abordagens utilizadas em cada rede social. É preciso estudar cada uma antes de propor um projeto de marketing digital, já que os públicos não são os mesmos.

 

Blog no site

Responder às dúvidas de seus clientes é essencial para que ele saiba se realmente precisa daquele produto. Produzir conteúdo para o blog de sua empresa pode ajudá-lo e muito nesse caso.

Dessa forma, sua empresa consegue mostrar todos os benefícios do produto oferecido e todas as suas especificações em textos rápidos e didáticos, que auxiliem ainda mais seu cliente. 

 

Relacionamento com o cliente

Essa categoria engloba as duas anteriores e é, provavelmente, a mais importante de todas. Se relacionar com o seu cliente é mais que fundamental. É o único modo de fazer com que ele tenha confiança em sua empresa e em seu produto.

A venda final é importante, sim, mas o relacionamento com o cliente deve ser desenvolvido com calma para que ele não seja visto apenas como um número, e sim como parte do sucesso de seu produto. Cultivando uma boa relação com o cliente, a probabilidade de que ele seja fiel à sua empresa é ainda maior.

 

Conclusão

Seja utilizando o método B2B ou B2C, é importante ter um plano estratégico em mente para se posicionar no mercado e fazer sua marca crescer. Busque a melhor alternativa para sua empresa e aplique essas dicas para obter os melhores resultados.

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