Blogs sobre Marketing | Arte por Moacir Alves

Blogs sobre Marketing: a importância para sua empresa

Toda empresa que quer posicionar sua marca no mercado tem que saber fazer Marketing. Montar uma pequena equipe ou até mesmo um departamento inteiro para cuidar da publicidade de seu produto é um fator chave para conquistar clientes e aumentar as vendas. Um dos meios mais utilizados para produzir conteúdo no setor, que já é bem conhecido pelos especialistas, são os blogs. E os blogs sobre Marketing são de grande ajuda para aqueles que estão buscando melhorar o desempenho de sua empresa.

Com eles, é possível aprender novas técnicas para aplicar em seu plano estratégico e também no seu dia a dia, seja posicionando sua marca no mercado ou se relacionando melhor com o cliente.

Muito além de apenas fazer marketing, é preciso estar atento a todas as novas ferramentas, técnicas e tendências do setor. Afinal, com o tempo, tudo vai mudando e se atualizando. Não seria diferente nessa área.

Confira a seguir como os blogs sobre marketing podem te ajudar!

SEO

O SEO é uma das estratégias mais importantes para quem quer fazer marketing. A sigla para Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas utilizadas para manter seu site no topo da primeira página do Google.

Isso é muito importante para que sua empresa esteja entre as maiores do mercado. Assim, o cliente que está realizando uma pesquisa vai encontrar a sua marca primeiro. Os blogs de marketing especialistas no assunto apontam que esse modo auxilia e muito na conquista de leads, já que é difícil o consumidor buscar por algo na segunda página do Google.

Portanto, sua marca fica bem posicionada e concorre com as melhores empresas, se tornando cada vez mais conhecida e valorizada no mercado.

Quer saber detalhadamente o que é SEO? Assista ao vídeo!

Redes sociais

Outra ferramenta indispensável muito explorada pelos blogs sobre marketing são as redes sociais

Já é de conhecimento geral que, para promover sua marca, é necessário ter contas em diversas redes sociais. Isso porque é mais fácil atingir seu público quando ele está conectado 24 horas por dia. Para se ter uma noção, segundo a We Are Social, 4.6 bilhões de pessoas no mundo todo utilizam a internet, sendo 4.2 bilhões delas usuárias de redes sociais.

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As redes sociais são ferramentas muito importantes para o marketing de uma empresa. Fonte: We Are Social

Afinal, ficar antenado nos blogs sobre marketing para saber mais sobre o funcionamento de cada rede social é muito importante. Receber dicas de especialistas sempre é o melhor caminho para aprender ainda mais como conquistar um cliente, ainda mais em um lugar tão amplo como a internet. São inúmeras possibilidades para mostrar sua marca.

B2B e B2C

Assim como diferentes redes sociais pedem por diferentes táticas na hora de fazer marketing, as empresas B2B e B2C também devem utilizar estratégias diferentes na hora de buscar o melhor posicionamento da empresa.

Dessa forma, os blogs de marketing especializados em empresas B2B e B2C podem te ajudar nesse quesito. 

É importante definir qual o tipo da sua empresa para selecionar a melhor estratégia. Enquanto empresas B2B produzem conteúdo mais técnico e elaborado para outras empresas, o método B2C propõe que você tenha um relacionamento satisfatório com o cliente para que ele se aproxime de sua marca.

Vendas

Essa área é a mais visada pelas empresas. Afinal, nada melhor do que fechar negócio e ver aquele cliente satisfeito com o seu produto. Porém, para chegar nesta etapa, é preciso seguir uma série de procedimentos que não podem ser ignorados.

Um deles é o funil de vendas. Fazer com que o cliente passe por todas as fases do funil é essencial para que a venda seja realizada no fim e que ele também tenha uma boa experiência com a sua empresa.

No entanto, passar por cima de etapas e encurtar este processo pode ser prejudicial, resultando na desistência do lead. Isso pode ferir muito uma empresa, já que a experiência do cliente é muito importante para que outras pessoas também possam julgar se precisam ou não de seu produto.

E-commerce

blogs sobre marketing
A venda de produtos online é um dos pilares para se posicionar no mercado. Fonte: Pixabay

Se você tem uma empresa que vende online, então você precisa conhecer blogs de marketing especializados em e-commerce. Conhecer as principais técnicas para promover seu produto e organizar sua loja é essencial para o sucesso de sua marca.

Segundo relatório realizado pela Ebit | Nielsen, apenas no primeiro semestre de 2021 o Brasil bateu recorde de vendas pelo e-commerce: R$53,4 bilhões. O crescimento do setor foi de 31% em comparação a o mesmo período de 2020. 

Assim, fica evidente como é necessário investir no e-commerce para obter os melhores resultados e concorrer com grandes marcas do setor.

Atendimento ao cliente

Por fim, um dos pilares que faz com que sua marca seja valorizada é realizar um bom atendimento ao cliente. Os especialistas afirmam: saber se relacionar com o cliente, do início ao fim do processo de venda, é imprescindível. 

Diversos blogs sobre marketing cobrem este assunto, mostrando quais as melhores formas de atender e quais os métodos mais eficazes para transformar seu lead em um cliente fidelizado.

Conclusão

O marketing é uma área extremamente ampla. São diversas técnicas que podem ser utilizadas nos mais diversos setores de uma empresa. Portanto, é importante saber quais delas devem ser usadas em seu plano estratégico.

Os blog de marketing podem ser de grande ajuda para quem está procurando dicas de especialistas no assunto. Eles também tratam dos mais diversos assuntos e podem auxiliar sua equipe de forma efetiva.

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