O que é Marketing B2B e como ele pode ajudar sua empresa | Arte por Moacir Alves

O que é Marketing B2B e como ele pode ajudar sua empresa + bônus

Ter conhecimento em Marketing B2B é necessário para empresas que vendem seus produtos para outras empresas. É importante se adequar com o que o mercado precisa para colocar as estratégias certas em prática.

Não são todas as empresas que definem uma estratégia de Marketing para sua equipe. Isso causa impacto nos resultados no fim do mês, fazendo com que o número de clientes diminua.

Ao se tratar de empresas do ramo B2B, é essencial utilizar as estratégias corretas para se sobressair no mercado e alavancar sua marca. Mas você sabe o que é Marketing B2B e como ele funciona?

O que é Marketing B2B?

marketing b2bAntes de montar qualquer estratégia, é preciso saber o que é Marketing B2B. Fonte: Freepik

 

O Marketing B2B é completamente diferente do utilizado para o modelo B2C. Por se tratarem de diferentes clientes, as necessidades de ambos não são iguais. Por isso, é preciso definir bem suas intenções antes de montar um plano estratégico de marketing.

Ao vender para empresas, é preciso entender que a prioridade de seu cliente (que também é uma empresa) é o lucro. Ele não tem as mesmas necessidades do consumidor final.

Assista ao vídeo abaixo para conhecer os seis pilares do Marketing B2B:

Confira as dicas abaixo para montar seu plano estratégico!

 

Conhecer seu público-alvo

A primeira etapa para construir um plano de marketing para sua empresa é conhecer seu público-alvo. Assim, você vai saber exatamente para quem direcionar todos os seus esforços. 

Sua equipe vai conhecer todas as necessidades do cliente antes mesmo de entrar em contato com ele. Isso facilita no momento de fazer a prospecção, aumentando as chances de manter uma boa relação para negócios futuros.

 

Mostre que tem conhecimento do produto

Um bom vendedor deve mostrar para o cliente que conhece bem o produto que está oferecendo. Ainda mais quando este cliente é representante de outra empresa, onde a negociação é bem mais rigorosa.

Portanto, ao mostrar que você sabe bem do que está falando, respondendo a dúvidas e oferecendo materiais que ajudem o cliente a entender mais o seu produto, você faz com que ele tenha confiança em você e em sua empresa. 

 

Presença nas redes sociais

marketing b2b

É preciso posicionar sua marca nas redes sociais para obter mais resultados com o marketing B2B. Fonte: Freepik

 

Atualmente, é muito difícil encontrar uma empresa que não utilize as redes sociais para promover sua marca. Por possuírem um alcance enorme, essas plataformas são essenciais em qualquer plano de marketing B2B.

O Youtube, por exemplo, é uma alternativa para aumentar ainda mais seu público. Apresentar seu produto por meio de vídeos didáticos e bem descritivos é de extrema importância para auxiliar o cliente durante a compra.

Uma das maiores redes sociais atuais, o Instagram também pode se tornar um grande aliado de sua empresa. Além de ser uma rede bem visual, pode ser utilizada para interagir com seu público e conquistar ainda mais clientes.

 

Produção de eventos

Produzir eventos ou fazer parte de grandes exposições são fatores importantes para empresas B2B. Apresentar seu produto para grandes públicos ajuda ainda mais a conseguir clientes.

Além de aproximar seu negócio de outras empresas, os eventos também contam com palestras de especialistas para a explicação sobre os produtos, encontros com possíveis leads e depoimentos de clientes.

 

Produção de conteúdo

Produzir conteúdo é um dos fatores mais importantes para garantir que o Marketing de sua empresa dê certo. Essa é uma estratégia necessária para mostrar ao seu cliente através de materiais diversos como sua empresa funciona e qual produto você está oferecendo.

Além de se aproximar de seu cliente, a produção desses conteúdos mostra que sua empresa está interessada em mostrar seu produto ao mercado. Por conta disso, os materiais devem ser atualizados periodicamente.

Um dos exemplos de conteúdo mais comuns é o e-mail marketing. Essa é uma forma de fidelizar seu cliente, enviando a ele promoções e anúncios de datas comemorativas, assim como a assinatura da newsletter de sua empresa.

Manter um blog para sua empresa também é importante. A produção de posts sobre seus produtos e serviços ajudam o cliente a entender melhor como seu negócio funciona e responde a dúvidas que ele possa ter no percurso da negociação.

Outros materiais muito utilizados para o aculturamento de seu lead são os infográficos e e-books. Eles podem ser bem elaborados ou simples e informativos, mas devem manter sempre uma boa qualidade e riqueza nas informações.

Como já mencionamos anteriormente, manter perfis em redes sociais também é necessário. Atualize seus canais com todos esses materiais, disponibilizando seus conteúdos para que o público conheça ainda mais seus produtos.

Tudo isso contribui para a imagem da empresa e constrói uma boa relação entre você e seu cliente.

Confira no infográfico abaixo as métricas para produção de conteúdo em redes sociais:

marketing b2b

Produzir posts e materiais para redes sociais é uma dica valiosa para o Marketing B2B. Fonte: SentiMonitor

 

Conclusão

Criar uma estratégia de marketing para empresas pode se tornar uma tarefa trabalhosa. Neste artigo, te mostramos o que é marketing B2B, como ele pode ajudar sua empresa e quais as principais estratégias utilizadas para alavancar ainda mais as vendas e o número de clientes.

Gostou deste conteúdo? Entre em contato com a B2B Master e saiba como podemos ajudar sua empresa a melhorar os resultados!

 

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