A vida de quem sonha em se tornar um atleta profissional é feita de metas, esforço e muita dedicação. Essa fase regrada carrega um objetivo maior, porém, para aqueles que desejam se profissionalizar e seguir com sonho com seriedade, falar inglês é fundamental.
Muitos atletas em diversas modalidades, especialmente no futebol, o esporte mais popular do Brasil, saem do país para clubes internacionais. Essa vivência em outro país, passando pela experiência de conhecer uma outra cultura e lidando com situações diversas, certamente será menos problemática se o atleta já tiver o domínio da língua mais falada do mundo: o inglês!
Porque o inglês é tão importante?
O inglês é a língua mais falada no mundo, considerado o idioma universal. De acordo com o Ethnologue: Languages of the World, uma instituição linguística, cerca de 978.2 milhões de pessoas possuem o inglês como segunda língua, com um total próximo a 1.348 bilhão de pessoas falantes em todo o mundo.
Esses números expressivos já mostram a relevância do idioma e o tamanho de oportunidades que ele pode proporcionar. Além disso, cerca de 67 países têm o inglês como língua oficial e 27, como idioma secundário. Não é à toa que o idioma sempre foi considerado como algo obrigatório no mercado de trabalho em geral.
Mas porque para os atletas é importante?
A rotina movimentada e cheia de compromissos de uma atleta exige muito o uso da comunicação. Como se comunicar com os treinadores, árbitros, fisioterapeutas e imprensa sem o idioma universal? Um atleta que busca projetar-se profissionalmente, deve possuir o domínio do inglês, pois lhe proporcionará mais independência, além de mostrar muito profissionalismo.
O domínio do inglês permite interagir com outras culturas e, desta forma, ampliar o seu repertório de mundo. Além disso, torna o atleta mais confiante e independente para lidar com futuros patrocinadores de empresas multinacionais, por exemplo. Além de outros benefícios como:
- aumenta sua capacidade de comunicação com os demais jogadores;
- possibilidade de jogar em diversos lugares do mundo;
- amplia seu repertório cultural;
- autonomia em dúvidas e falar diretamente com o árbitro.
Então, caso você esteja planejando um futuro dentro do esporte, não importa qual seja a modalidade, invista em um curso de inglês o quanto antes.
Nossa parceira GLED é uma ótima opção para aqueles que se adaptaram ao novo contexto online. Eles possuem a metodologia ESL, ou seja, um programa que ensina a língua inglesa para quem é nativo em outro idioma. Com o objetivo de ensinar e desenvolver a proficiência dos alunos no idioma em conversação, compreensão oral, escrita e leitura.
Acompanhe o Sport Drops!

Por fim, você pode acompanhar o “Sport Drops“, que acontecerá no dia 09 de Novembro de forma online e gratuita. O evento realizado pela nossa parceria GLED International Education, busca apresentar a importância da fluência da língua inglesa para a profissionalização e internacionalização de atletas brasileiros, além das possibilidades de bolsas de estudo em outros países.
Além disso, o Sport Drops reunirá Gustavo Borges, Diego Hypólito e as tenistas Luisa Stefani e Laura Pigossi para falar sobre carreira e educação. O evento ainda terá painel sobre marketing, startups e um encerramento com um stand-up. Se inscreva!
** Para informações e inscrições: http://sportdrops.glededucation.com.br/
Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups
Texto de Juliana Santana
LinkdIn | Instagram | Gramofone Ativo