Áudio SEO

Áudio SEO: aprenda como melhorar o ranking do seu podcast

Podcasts já são os novos “queridinhos da internet”. São conteúdos de assuntos diversos produzidos por empresas diversas. Mas o que poucos sabem é que recentemente os podcasts começaram a afetar as pesquisas do Google. Tornando-se necessário um áudio SEO nos programas. 

Com a evolução do agregador de podcasts próprio do Google, muitas pessoas passaram a pesquisar seus programas favoritos pelo buscador. Da mesma forma que os textos exigem um bom SEO para se destacar entre as pesquisas, com áudio não seria diferente. 

No entanto, surge a dúvida: como funciona um áudio SEO no Google? Mas calma, que o primeiro passo é entender exatamente o que um bom SEO. 

 

O conceito de SEO 

O Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), é uma técnica que faz sua página ou texto ter mais destaque nos resultados do Google. Para isso, o autor segue uma série de estratégias em seu texto para atingir seu objetivo e conseguir tornar o seu conteúdo o primeiro entre as outras opções. 

Essas estratégias, que envolvem estabelecer uma palavra-chave, quantidade x de palavras por parágrafo ou um bom título, mostram aos algoritmos que o seu conteúdo é relevante e de qualidade. E quanto mais relevante e de mais qualidade for o seu conteúdo, melhor posicionado ele fica no SERP (Search Engine Page Result). Ou seja, na página de resultado. 

Com áudio não é diferente. É preciso seguir uma linha de estratégias e otimizações para tornar o seu podcast mais relevante. Entretanto, a explicação acima se refere a texto e o Google não escuta o seu áudio. Então, nesse caso, como funcionaria o áudio SEO? 

Segue o fio.

 

Áudio SEO e seu funcionamento 

Com o crescimento da popularidade da mídia, o Google anunciou no ano passado que passaria a exibir podcasts nos resultados da busca. Atualmente, é muito comum ver isso com vídeos. Por exemplo, caso você pesquise “como fazer pudim de leite”, aparecem vídeos ao invés de um texto que tire esta dúvida. E o mesmo vai acontecer com podcasts. Na verdade, já está acontecendo. 

Em linhas gerais, a regra do áudio SEO é a mesma do texto: entregar um conteúdo relevante e uma boa experiência ao público. 

Como os algoritmos de busca trabalham com texto, o áudio SEO consiste em associar textos a seu podcast. Isso torna a identificação do tema mais fácil, facilitando a classificação dele nas buscas. Para isso, existem duas maneiras:

  • Descrição: melhor definição do conteúdo do seu áudio
  • Transcrição: converter o podcast em texto 

O primeiro método já o mais comum para produtores de conteúdo. Até porque o segundo método é mais trabalhoso e exige mais tempo de produção.

Entretanto, é o mais eficiente para um melhor resultado. Porque, assim, o Google consegue reconhecer exatamente o que é dito no programa, conseguindo posicioná-lo de uma forma melhor nas ferramentas de busca. 

 

Descrição de um episódio de podcast 

Uma boa descrição traz, resumidamente, do que aquele episódio se trata. Muitos ouvintes conferem as descrições antes de escutar para saber exatamente se aquele conteúdo é o que procura. 

Por isso, deixe claro o que é abordado e aproveite o espaço para apresentar informações complementares. O importante é deixar claro o que o ouvinte vai encontrar em seu programa. 

Outro ponto que conversa com a descrição é o título. Da mesma maneira como funciona a descrição, o título do episódio precisa resumir do que se trata. Deixe-o relevante e resuma o tema.

Como no YouTube, os podcasts também oferecem o acréscimo de tags. Por serem mais curtas que o título ou a descrição, elas também servem como um resumo do que o programa oferece.

Por isso, escolha termos relevantes e objetivos que vão ajudar na classificação do seu post. Uma recomendação é não exagerar no número de tags.

 

Transcrição dos episódios 

Apesar de uma descrição e título atingirem o objetivo, transcrever os episódios é conseguir ir além. E, dentro do que foi explicado, é compreensível o porquê. Afinal, os algoritmos do Google trabalham com texto. 

Inicialmente, a impressão é de uma atividade trabalhosa. No entanto, atualmente existem várias ferramentas que realizam esse trabalho pra você. Grande parte da tecnologia ainda não atinge perfeição quanto a essa atividade, mas o mais trabalhoso é realizado, exigindo algumas pequenas correções. 

Além de conseguir ajudar no rankeamento do seu conteúdo, também gera mais produtos para sua marca. Isso porque a transcrição pode ser publicada no site do seu podcast ou nas redes sociais, por exemplo.

FONTE

 

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