Copywriter | Arte por Moacir Alves/Klaus Aires

Copywriter: o que é e qual a sua função?

De certo modo, escrever um texto não é muito difícil. A nossa escrita e a mensagem que queremos passar depende sempre de um objetivo concreto. Por exemplo, nesse texto eu quero explicar para vocês o que é e o que faz um copywriter; só que com um conteúdo mais informacional. 

Então, o que é um copywriter? Basicamente, é um profissional responsável por produzir textos persuasivos com objetivo de vender algo, seja produto ou informação, para o público. 

Provavelmente, você já se deparou com posts nas redes sociais de produtos, cursos e outros serviços com uma legenda extremamente convincente e que sempre possuem aquela famosa frase “acesse o link na bio para conhecer mais” ou “arrasta para cima”. 

Essas copys (textos) são escritas por profissionais que possuem conhecimento em copywriting e todas tem o único objetivo de fazer o leitor acessar ou comprar tal serviço ou produto. Aliás, uma informação importante! Copywriter é diferente de redator publicitário. 

Sem mais enrolação, vamos conhecer mais dessa nova profissão que está se tornando tendência nas áreas de marketing de empresas.

 

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Copy, Copywriter e Copywriting: qual a diferença?

 

Copy

Falando de escrita, “Copy” é o nome dado para os textos de conversão. Sempre com o propósito de fazer o leitor acessar, comprar e conhecer algo específico.

Essas copys podem ser longas, médias, curtas ou apenas uma ou mais frases e expressões. Algumas são mais informais. Outras mais sérias. Mas sempre estão acompanhadas pelo famoso, Call To Action (CTA), ou ,“chamada para ação”, em tradução literal.

Além disso, nem sempre elas vão aparecer visualmente escritas. Quando falamos de vídeos que possuem alguma venda de produto ou oferecimento de serviço, pode ter certeza que o falante está lendo uma copy.

 Aliás, para escrever uma boa copy não basta ser apenas bom de redação, viu? É preciso saber conectar o produto ao texto e basear a comunicação na persona – cliente ideal – do serviço. 

 

Copywriter

Como dito, é o profissional responsável por produzir os textos de conversão. Geralmente, são pessoas formadas em marketing ou publicidade e que tenham algum conhecimento mais específico em persuasão e venda.

 Além disso, eles também atuam com e-mail marketing, Newsletter, roteiro para vídeos e outras formas de conteúdos que convençam o público.

Criatividade é uma boa característica para ser um copywriter, mas não é só essa que eles precisam ter. Em seus trabalhos existem muita pesquisa, análise de dados e conhecimento do público. Eles que vão direcionar a estratégia e abordagem do que vai ser divulgado. 

Eles entendem que as palavras, o tom e a maneira de lançar mudam de acordo com cada persona. 

Copywriting

Copywriting é a técnica usada pelos copywriters para produzir conteúdo com a intenção de atrair e converter as pessoas para ações específicas. 

Esse método é um par perfeito para ações de marketing, pois é através dele que uma empresa pode garantir a venda de um serviço ou produto e a atração de novos clientes.

 

Motivos para usar o copywriting no seu marketing

Copywriting e textos persuasivos – Reprodução/Pexels

 

Vários estudos mostraram como os consumidores se comportam e respondem a palavras que levam a decisões rápidas. São os famosos gatilhos mentais.

Ao incluir esses termos em seu conteúdo, você ajudará seus leitores a tomar decisões rápidas ou identificar o que está sendo oferecido, mas sem afetar negativamente as escolhas deles.

As pessoas estão consumindo cada vez mais conteúdo na internet, fazendo com que seus textos fiquem perdidos nesse universo. Se você não usar as técnicas de copywriting, estará perdendo tempo, pois os potenciais leitores e clientes que estão navegando nos feeds de notícias não perceberão o seu conteúdo.

E aí? Já não acha que está na hora de começar a investir nesse método? 

 

LEIA MAIS: Blogs sobre Marketing: a importância para sua empresa

Exemplos de copywriting

 

Netflix

A principal plataforma de streaming do mercado tem um excelente trabalho de copywriting. “Assista onde quiser. Cancele quando quiser”. A frase vai de encontro com as preferências dos consumidores, ou seja, assistir filmes e séries em qualquer lugar. E se não quiser mais? É só cancelar. 

 

Copywriter
Copy do serviço | Netflix

 

iPhone

A gigante da telefonia móvel não fica para trás. Com seu novo lançamento, iPhone 13 Pro, a frase “é tudo pro” traz um ar de um equipamento super tecnológico e da mais alta funcionalidade. 

 

Copywriter
Copy do site | Apple

 

Nubank 

A famosa fintech brasileira também utiliza da técnica de copywriting para promover o seu serviço. “Conta do Nubank. A conta que vai levar você ao controle da sua vida financeira”. Quem não quer ter controle da própria vida financeira, não é mesmo? É o que instiga a frase. 

 

copywriter
Copy do site | Nubank

 

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