| Arte por Moacir Alves

Ferramentas que todo social media deve conhecer

Todo profissional de social media é louco por ferramentas e apps que podem otimizar algum processo. Seja na hora de organizar as demandas ou de monitorar os resultados, é sempre importante pesquisar por novidades da tecnologia.

Hoje em dia ainda existem pessoas que se organizam com agendas e planners, mas existem prós e contras. Um dos principais problemas de manter suas anotações e organização no offline é a falta de conexão com outros apps.

E conexão é a palavra de ouro! Atualmente temos diversas ferramentas e apps que permitem conectar dispositivos e serviços. Você pode criar um relatório com edição ao vivo com sua equipe, por exemplo. Dessa forma nossa vida fica fácil! Se você está em busca de gadgets para otimizar sua rotina de social media, veio ao lugar certo!

 

Trello e Asana

Vamos começar pelo mais importante: organização. O Trello é uma das ferramentas que vai te ajudar na hora de atribuir funções, determinar datas e organizar suas tarefas. Existem várias ferramentas e apps parecidos com o Trello, como por exemplo o Asana. O funcionamento é muito parecido e você pode escolher qual mais se adapta às suas necessidades.

Uma das opções para utilizar esse tipo de ferramenta é a técnica “Kanban”. Basicamente o termo tem origem japonesa e significa “sinalização” ou “cartão.

A ideia é que você utilize post-its (cartões ou quadros) para acompanhar o andamento de determinada tarefa. É um auxílio visual que permite que você (e sua equipe) veja tarefas que precisam ser feitas, estão sendo feitas ou já foram finalizadas. Em inglês usa-se: to do, doing e done.

 

Método Kanban | Fonte: Prevision

 

Evernote e Google Keep

É comum encontrar pessoas que trabalham com redes sociais e comentam sobre a cabeça nunca descansar de verdade.

Você pode estar em casa vendo uma série e de repente ter um insight para um novo post. Ou às vezes logo antes de dormir vem aquela ideia incrível! O ideal é que você anote essas ideias para levar à equipe no dia seguinte. Por isso, ter apps e ferramentas que otimizem suas anotações pode ser um ótimo auxílio.

O Evernote e o Keep são alguns exemplos. Você pode baixar o app no seu celular e ainda ter uma extensão no seu Chrome. Assim todas as notas, textos, listas e imagens estarão sempre disponíveis em qualquer dispositivo. Aqui no WorkStars fizemos um post com 13 ferramentas do Google que vão mudar sua vida e o Google Keep está lá!

 

Canva e Piktochart

O Canva gera muito debate entre os grupos de social media. Isso porque ele otimizou (e muito) a vida de quem quer criar uma arte. Seja um convite de aniversário ou um post para as rede sociais, o Canva é uma ótima ajuda para quem não domina ferramentas mais complexas como o Photoshop.

Você pode adicionar o logo de uma empresa, editar a imagem e até adicionar gifs. Além disso você também pode criar apresentações incríveis e surpreender seus clientes utilizando os layouts prontos. Tudo isso 100% de graça.

Já o Piktochart é uma opção para quem quer criar infográficos de uma maneira descomplicada. Essa também é uma ferramenta gratuita que te auxilia na hora de apresentar os dados. Ou seja, é possível transformar aquele conteúdo chato em um infográfico super atrativo! Essas são ferramentas super úteis para o dia a dia!

 

Canva | Fonte: yakketyyak

 

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Buffer, Hootsuite e Etus Social

Grande parte do trabalho do social media está relacionado aos posts nas redes sociais. Muitas vezes os posts são feitos diariamente e é necessário agendar os conteúdos (afinal, todo mundo merece uma folga!). Existem várias ferramentas que podem te ajudar com isso, mas algumas são destaque. No entanto a maioria é paga.

Por exemplo, a Buffer, o Hootsuite e Etus Social. No entanto todas as ferramentas têm opção de testes gratuitos. Vale a pena testar!

 

Keyhole e BuzzBundle

O Keyhole é uma ferramenta gratuita e monitora o nome da sua empresa (ou concorrente), palavras-chave e hashtags. Já a BuzzBundle segue a mesma lógica, buscando o nome da empresa em blogs, sites, fóruns de discussão, redes sociais e vídeos.

 

TagDef e Commun.it

O TagDef é gratuito e te ajuda a entender as hashtags que estão fazendo sucesso. Ou seja, essa ferramenta te explica o que significam os termos buscados. Além disso, outra ferramenta incrível pra quem usa Twitter é a Commun.it. Ela é gratuita, mas tem algumas funções pagas. Com ela é possível programar postagens, acompanhar hastags, identificar perfis influentes e várias outras opções.

 

Hashtag | Fonte: gfycat

 

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