Muitas pessoas e empresas, tem procurado o WorkStars Estúdio para entender como funciona e o que é um videocast, então hoje é dia de falar de produção de conteúdo.
Depois de tantas reuniões, entendi as principais dores e vou compartilhar um pouco desse universo de conteúdo tão fundamental para as empresas todos os dias.
O que é um vídeocast?
É uma mesa redonda onde pessoas comuns, famosas, empreendedores, empresárias etc se juntam para falar sobre algum tema específico ou mesmo, falar de tudo e cortar as partes mais relevantes, ou polêmicas e compartilhar esse trechos depois pela internet.
O formato é um mix de podcast com vídeo, por isso, o nome videocast.
Aqui no Brasil explodiu com o pessoal do Flow, e depois, muitas pessoas e empresas começaram a criar seus próprios conteúdos nesse formato. E claro, muitos cortes foram utilizados, na vertical, para além do Youtube, outras plataformas.
A melhor forma de começar um videocast é pensando em nicho! Eu mesma, estou começando o Pensando em Conteúdo e vamos bater muito papo sobre o tema e iremos além, faremos muito do nicho do nicho.
Nos últimos tempos, temos visto uma significativa oportunidade para quem cria esse tipo de conteúdo. Já que o Youtube recebe esses vídeos tanto em formato de live ou de arquivo.
Recentemente o Spotify liberou o podcast em vídeo, essa função de pessoas subirem arquivos com vídeo, não apenas como áudio como era antes.
Isso se dá, pela explosão dos stramings (Netflix, HBO, Star+ entre outros) e claro, o aumento exponencial de vendas de smarts tvs.
Então não deixe de colocar no seu planejamento de distribuição do conteúdo todas as possibilidades.
Principais dúvidas de começar um podcast em vídeo:
- É melhor comprar o equipamento ou alugar um estúdio para vídeocast?
Sempre sugiro aos que conversam comigo, se tiverem um pouco para investir, melhor alugar um estúdio para começar um videocast.
Hoje em dia, existem vários estúdios mais simples para você gravar o seu e se tiverem mesa de corte ligado às câmeras, ainda melhor, que a gravação sai já pré-editada e te dará menos trabalho depois.
Se quiser conhecer o nosso, vem aqui no WorkStars Estúdio.
- Qual tempo ideal para gravar um videocast?
De gravação bruta, até 45 minutos e a gravação final ficará entre 35-40 minutos, que é um tempo bem interessante para desenvolver conversas otimizadas e tirar bons cortes.
- O videocast precisa ter convidado?
Não! Você pode fazer um videocast sozinho, com um co-host ou até mais pessoas na produção. Conhecemos alguns que são assim e dificilmente, trazem convidados.
O legal de convidado é chamar a atenção de outras pessoas que não te conhecem ou mesmo, na opção de fazer collabs entre canais que estão desenvolvendo videocast, divulgando assim o conteúdo para ambas audiências.
Uma outra coisa sobre convidados de videocast é trazer pessoas que são autoridade em alguma coisa, que saibam muito e que podem colaborar com seu conteúdo e claro, com sua audiência.
Esse item você pode clicar na própria pergunta que vai para uma postagem super completa que fiz para vocês ou mesmo, podem assistir em vídeo:
Conseguiu entender o que é um videocast e como começar um!?
O que não pode faltar no meu vídeocast?
Para finalizar, tem algumas dicas aqui que as pessoas sempre tem! Então vamos evitar eim:
Não pode faltar um roteiro do que será gravado, pode até ser em tópicos, mas é importante um direcionamento para quem vai apresentar.
Tenho alguns textos que podem te ajudar ainda mais:
- Checklist de videocast: tudo para não errar;
- Videocast: o passo a passo para criar com esse formato;
Quer saber mais sobre marketing?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups