Como fazer um portfólio mesmo sem experiência?

O portfólio é seu melhor amigo na hora de procurar um emprego ou oferecer um novo projeto. Porém se você chegou no mercado de trabalho há pouco tempo, é possível que você não veja tanta importância em criar um portfólio. Esse post vai te fazer mudar de ideia!

Antes de mais nada, vale entender o que é um portfólio. O portfólio é um termo utilizado para um compilado de trabalhos que você já fez. Ou seja, ele trará o histórico de experiências e vai mostrar suas habilidades e competências.

Mas se você acabou de chegar no mercado de trabalho, por que fazer um portfólio? Aqui vão alguns motivos para você começar seu “portifa” agora mesmo!

 

Se apresente

Um dos principais pontos do portfólio é que você pode trazer sua criatividade sem pagar nada. Você pode se apresentar de uma forma inovadora. Não precisa se limitar a falar apenas do seu perfil profissional. Fale sobre seu hobby, interesses e personalidade. Invista em um design atrativo!

LEIA MAIS: Como destacar seu currículo em 7 passos
LEIA MAIS: 6 funções escondidas do LinkedIn

 

Projetos pessoais

Você tem algum projeto pessoal? Fez parte de algum voluntariado? No seu portfólio você tem total liberdade de contar tudo isso! Coloque imagens, descreva sua experiência, mostre como esse projeto pessoal mudou sua vida.

Pode parecer apenas enrolação, mas não é. Muitos recrutadores vão gostar de saber que você se engaja com outras atividades. Muitas vezes esses projetos podem estar relacionados a um possível cliente, por exemplo.

 

Trabalhos de cursos ou faculdade

Você com certeza fez alguns trabalhos na época de estudo. Adicione trabalhos feitos em cursos e faculdade podem entrar no seu portfólio.

Além disso, você também pode criar algum trabalho simplesmente para colocar no portfólio. faça uma pesquisa, uma redação, um desenho… Seja qual for sua área, você pode começar simplesmente mostrando seu talento.

Seu perfil terá muito mais insumo para ser analisado por recrutadores. Portanto você com certeza sairá na frente de outros candidatos.

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars no Instagram!

Texto de Gabriela Leão
LinkdIn | Instagram | Saiba Mais

Fonte 1

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também