O rápido aumento da energia renovável está expondo as deficiências na atual infraestrutura de transmissão de energia da Índia.
À medida que produzem e distribuem cada vez mais esse novo tipo de poder, as agências e empresas governamentais – e sua infraestrutura – estão lidando com as dificuldades técnicas que essa transição gera. Estes incluem troca frequente entre energia convencional e renovável e previsão de demanda e oferta.
Então, um grupo de startups de tecnologia limpa está lidando com esses problemas usando inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise. Eles fornecem esses serviços ou criam e vendem softwares que empresas e empresas de serviços podem personalizar.
Energia da Índia
A quota de energia renovável na capacidade energética global da Índia subiu de cerca de 13% em 2015 para cerca de 20% este ano. De fato, no ano passado, o país acrescentou mais capacidade renovável do que a energia convencional.
Embora isso funcione bem para as metas climáticas e financeiras mais amplas da Índia – a energia renovável agora é mais barata do que a energia térmica -, esse é um desafio para a infraestrutura de transmissão de energia do país por vários motivos.
Por um lado, a geração de energia eólica e solar pode muitas vezes ser errática e limitada no fornecimento, dado que dependem inteiramente do clima e do ciclo solar. Portanto, as empresas de transmissão precisam encontrar um equilíbrio entre elas e a energia térmica para garantir o fornecimento ininterrupto.
“A previsão de demanda, bem como a previsão de aquisições, é muito crítica para o setor de energia, tanto do ponto de vista financeiro quanto técnico”, disse Quartz a Umakant Panwar, ex-secretária do departamento de energia do estado de Uttarakhand.
As empresas de serviços públicos são penalizadas se produzirem pouco eletricidade e não atenderem à demanda; se eles produzirem demais, eles perdem dinheiro.
“Com a crescente mistura de energia renovável na rede, está se tornando cada vez menos previsível“, disse Panwar.
Anteriormente, os utilitários usavam técnicas simples de computação ou o faziam manualmente. Agora, eles estão adotando a tecnologia porque ela permite que a concessionária antecipe a carga de fornecimento de energia para o dia, acrescentou.
Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups