A Black Friday 2021 já se aproxima e as marcas começam a se preparar para um mês, semanas ou dias de estratégias de marketing e vendas. Aqui no WorkStars com a ajuda da nossa parceira Iugu, já demos algumas dicas de como você pode se destacar no online e investir na experiência do cliente.
Essa Black Friday promete ser a mais digital de todos os tempos devido a todo contexto da pandemia. Além disso, segundo uma pesquisa da E-bit/Nielsien, o varejo brasileiro deve movimentar cerca de R$110 bilhões de reais este ano. O ponto chave no meio de tantas ofertas é sobretudo se destacar da concorrência. Então, separamos 5 cases de sucesso para você se inspirar.
5 cases de campanhas bem-sucedidas na Black Friday
Netshoes

A Netshoes é uma empresa que se destaca quando o assunto é Black Friday, consolidando uma base de clientes neste evento desde a campanha Sport Friday. Criando seu próprio nome e identidade, a “Sport Friday” surgiu em 2014, com descontos nos seus itens de até 70% e personalização gratuita de produtos. Além disso, a procura pelos produtos personalizados subiu 214% em comparação com as 3 semanas anteriores à ação.
De acordo com a Exame, com essa ação, a empresa dobrou o número de vendas para novos clientes. Ainda teve 60% a mais de tráfego em relação à edição anterior do evento.
Dafiti

O e-commerce brasileiro de vestuário e calçados, Dafiti, inovou na sua campanha especial de Black Friday. Adotando a “Black Week”, ou seja, uma semana de promoções, a empresa conectou a palavra “Black” (preto) a diversas cores. Dessa forma, gerando um dia promocional para cada cor de roupa.
Além disso, a Dafiti também fez uma larga divulgação por meio de YouTube, Google Ads e propagandas pagas em portais da internet.
Magazine Luiza

Fazendo mistério na sua campanha de Black Friday, em 2017, a Magazine Luiza usou da curiosidade do público em sua ação. Vendendo online “caixas surpresas” com preços que iam de R$29,00 a R$999,00, a campanha se baseava em o cliente comprar a caixa sem saber o que viria dentro.
A curiosidade do público foi grande e a confiança na marca maior. Havia somente 90 caixas e todas foram vendidas. Dentre os produtos nas caixas misteriosas estavam: cafeteiras, smartphones, TVs 4k e outros eletroeletrônicos.
Mercado Livre

Para se destacar na Black Friday de 2013, o Mercado Livre fez um grande investimento nas plataformas Google Search e Google Display. Então, através da verba em publicidade, a empresa conseguiu se posicionar nos mecanismos de busca online como uma das principais referências de bons preços. Além disso, ofereceu frete grátis e parcelamento sem juros, obtendo um crescimento de 46% nas vendas no dia do evento em relação ao mesmo período de 2012.
Burger King

Por fim, trouxemos a ação do Burger King que aconteceu já no contexto de pandemia no ano passado. Buscando evitar aglomerações em suas lojas físicas na data da Black Friday, a empresa de fast food investiu no sistema de gamificação. A marca decidiu liberar as promoções para os consumidores a partir de um jogo onde eles precisavam destravar os descontos. A campanha deu super certo e distribuiu cerca de 1 milhão de cupons de desconto de até 70% durante a campanha Jogos Grelhados em 2020.
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