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5 dicas de marketing digital para ampliar sua startup em 2019 | Por Thiago Pacheco

Ser capaz de empreender e lançar sua própria startup neste mercado tão competitivo e volátil é uma grande conquista, recentemente quebrei a minha agência digital e digo que a realidade no Brasil é complicada quando você não tem um plano de crescimento muito bem definido.

No mundo das startups, você precisa tomar as medidas necessárias para estabelecer sua marca com uma estratégia robusta de marketing digital. Ele é indispensável e pode contribuir poderosamente para sua presença on-line, além de impactar positivamente sua lucratividade.

Tudo o que você faz para construir sua presença digital conta para que sua marca seja conhecida e o marketing digital é uma das maneiras mais eficazes de criar uma visibilidade forte.

5 dicas de marketing digital para a sua startup crescer:

1. Experiência do usuário

Seu público deve ser capaz de se envolver com o nome da sua marca, seus valores e seu produto, para construir um relacionamento duradouro e se identificar com sua empresa.

O público agora é mais reflexivo e receptivo quando as marcas lhe oferecem experiência de usuário e valor de marca únicos, vou citar um exemplo:

Há 5 anos você imaginaria abrir uma conta totalmente online e sem nenhuma burocracia? O NuBank fez isso e uniu a tecnologia com o seu propósito criando uma uma experiência única para todos os usuários que não gostavam de ir ao banco ou ligar para o gerente.

Suas estratégias de marketing digital devem ser projetadas com cuidado para atrair e se relacionar com o seu público-alvo. Mergulhe na pesquisa e descubra o que funciona para o seu público.

Construa interesse e conhecimento, fornecendo-lhes conteúdo que informa e inspira. Você também poderá fortalecer a voz da marca interagindo continuamente com seu público.

A experiência do usuário pode ser implementada principalmente por meio de conteúdo, canais de comunicação e interface intuitiva.

A velocidade de carregamento do seu site; o menu intuitivo de navegação; chatbots que auxiliam na comunicação; a simplicidade e o tom do seu conteúdo são fundamentais para uma ótima experiência do usuário.

2. Atendimento & Conteúdo Criativo

Você precisará investir em uma sólida estratégia de marketing de conteúdo que envolva seu público. Crie conteúdo que seja único e novo, pois pode ter um forte impacto em seu mercado-alvo.

Desde comunicar a mensagem da sua marca até envolver os seus clientes com informação, o conteúdo é supremo, uma vez que proporciona algo útil aos seus potenciais clientes. Um ótimo conteúdo pode aumentar seu tráfego orgânico e melhorar seus rankings no mecanismo de pesquisa.


Seu público-alvo está procurando principalmente conteúdo que comunique valor. Jeff Bulla diz que você deve usar a regra 80/20 de criação e gerenciamento de conteúdo.

Chegue ao ponto em que 80% do seu conteúdo não seja sobre o seu produto e 20% dele pode ser focado em suas vendas on-line, brindes, etc.

Novamente o NuBank pode ser uma ótima referência em gestão de conteúdo e relacionamento, leia essas histórias e inspire-se:

3. Plataformas de mídia social

Sua presença e identidade on-line começam com seu website e plataformas de mídia social. Dessa forma, você pode envolver seu público e comunicar sua mensagem com um conteúdo poderoso por meio de uma forte plataforma de mídia social.

Como uma startup, uma das primeiras coisas em que você provavelmente trabalhou foi uma estratégia de mídia social ativa. Nesta indústria de negócios, a mídia social é a chave para alavancar o reconhecimento e o valor de sua marca. Aplicativos como SnapChat e Instagram estão se tornando populares e envolvendo o público com nomes de marca.

Seja consistente e regular em sua estratégia de mídia social para maximizar seu crescimento. Boas estratégias de mídia social podem ter um impacto profundo na geração e nas conversões de leads, reconhecimento de marca e, é claro, melhor classificação no mecanismo de pesquisa.

Embora as plataformas de mídia social sejam eficazes e cheias de sucesso para startups e marcas estabelecidas, o marketing de influência tem crescido muito desde 2016 pois ele se resume a influencers que são referência para a grande maioria dos usuários de mídia social. Fique de olho em quem pode ser o influenciador da sua marca. Entre em contato com eles e envolva-os para ajudá-lo a aumentar a visibilidade da sua marca.

4. O marketing de vídeo está vendo uma tendência ascendente

Vídeos são ferramentas poderosas para se comunicar extensivamente. Considere o Facebook Live, o Instagram Stories e o SnapChat para envolver seu público.

Você pode realizar webinars e eventos ao vivo para lançamentos de produtos, realizar tutoriais e responder a perguntas em tempo real. Isso dá uma sensação tangível ao seu público e os ajuda a se conectar mais de perto com sua marca e produto.

5. Otimização do mecanismo de pesquisa

O mais importante: investir em uma solução de SEO confiável. Realize uma auditoria de SEO e descubra como os usuários estão interagindo com seu site e plataformas de mídia social.

O SEO analisará aspectos do site e otimização de páginas, otimização de dispositivos e criação de links confiáveis para melhor visibilidade nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Por exemplo, em uma das atualizações mais importantes do Google, os sites que não são responsivos para vários dispositivos não aparecerão na pesquisa, independentemente de suas medidas de SEO.

Depois de entender a natureza da associação, alcance e impacto do SEO de sua marca, refaça ou redefina sua estratégia de marketing digital de acordo.

Entenda como o SEO funciona e aprenda sobre as expectativas e perspectivas de contratar especialistas em SEO. Isso ajudará sua startup a crescer mais rápido . Seja consistente e regular em sua estratégia de marketing digital.

Crescimento otimizado

Uma boa estratégia de marketing digital pode atuar como um catalisador para alcance, impacto e crescimento dos negócios, pois conecta o público-alvo com o negócio em tempo real e, portanto, é mais rápido do que as estratégias de marketing convencionais.

O resultado é que as taxas de conversão podem ser impactadas positivamente também. A tendência do consumidor de experimentar novas marcas está crescendo se elas realmente tiverem uma conexão com os valores da marca.

Ser consistente e regular em sua estratégia de marketing digital ajudará você a aumentar a visibilidade da sua empresa de maneira mais eficiente. Além disso, envolver uma equipe eficaz e orientada para resultados de profissionais de SEO ajudará você a atrair tráfego para a presença online da sua marca.

Uma boa estratégia de marketing digital fará exatamente isso – atrairá o tipo certo de consumidores para o seu negócio – e garantirá sua sobrevivência na indústria dinâmica.

Sobre o convidado:

Thiago Pacheco – Formado em comunicação digital, atualmente é responsável por novos negócios na agência Doting.

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