E-commerce 2022 | Arte por Moacir Alves

Confira as principais tendências do e-commerce para 2022

Em 2021, as empresas estavam focadas na adaptação ao crescimento contínuo do e-commerce e na luta contra a “abertura” de espaços físicos. Embora o ano tenha sido totalmente voltado para a transformação digital, 2022 será mais sobre diferenciação e expectativas do cliente. Uma forma de preparar o seu negócio para o sucesso é investir em áreas crescentes de comércio eletrônico.

Tendências do e-commerce para 2022

Chat bots

Conforme a tecnologia de aprendizado de máquina se torna mais sofisticada, as marcas começarão a usar IA e automação para aprimorar a experiência do cliente. Os chat bots são um exemplo disso em ação – software que pode se comunicar com os clientes por meio de uma interface de chat ao vivo.

Os chat bots fornecem atendimento ao cliente instantâneo 24 horas por dia, 7 dias por semana, e podem atuar como um recurso para levar os compradores às páginas certas e fazer com que eles voltem ao seu negócio.

Compras por voz e compras de conversação

Veremos as empresas continuarem a incorporar as compras de voz para tornar ainda mais simples para os clientes a compra de produtos. A compra de conversa pode ajudá-lo a interagir com seus clientes em tempo real.

Considere experimentar aplicativos de bate-papo como o Facebook Messenger e tecnologia de voz como Alexa, Google Voice e Siri para permitir que os clientes se envolvam com sua empresa, obtenham recomendações e até mesmo façam compras.

Diversos métodos de pagamento

Os clientes desejam a opção de escolher seu método de pagamento preferido durante o processo de finalização da compra. As empresas que diversificam sua  tecnologia de pagamento  são mais propensas a construir confiança, reduzir o abandono do carrinho e incentivar os clientes a gastar mais.

As soluções de financiamento sem juros, como compre agora, pague depois , bem como as opções de pagamento de 1 clique, continuarão a crescer em popularidade e atrairão os compradores que buscam mais flexibilidade em suas compras online.

Marketing de vídeo

Tal como acontece com outras formas de marketing de conteúdo, os vídeos são um veículo eficaz para comercializar seus produtos e atrair novos clientes. Considere a criação e colocação de vídeos em suas redes sociais e em seções importantes de seu site, como sua página inicial, sobre a página ou páginas de produtos.

Vídeos de desempacotamento, tutoriais, explicadores e conteúdo gerado pelo usuário são exemplos de vídeos que podem ressoar com os clientes e ajudá-los a tomar decisões de compra.

Realidade Aumentada, Nova Tecnologia e Futuro do Comércio Eletrônico

Em 2022, as empresas continuarão a experimentar novas tecnologias para se destacar da concorrência. Recursos como visualizadores de produtos, criadores de produtos, mapeamento 3D e realidade aumentada tornam ainda mais fácil para os clientes visualizar, explorar e “experimentar” seus produtos online . Este merchandising de produto elevado  ajuda a  recriar a experiência de varejo offline  que muitos compradores desejam, ao mesmo tempo que lhes dá uma experiência de compra fácil e envolvente.

Assinaturas e programas de fidelidade

Nem é preciso dizer que o e-commerce ficará cada vez mais competitivo. Para muitas empresas, a retenção de clientes é a prioridade. Podemos esperar que os programas de assinatura e fidelidade continuem crescendo, proporcionando conveniência, exclusividade e economia aos clientes. Isso estabelece um relacionamento com os clientes e os incentiva a se tornarem defensores de sua marca.

Experiência do cliente omnichannel

O Omnichannel continuará a se expandir em 2022. Os clientes de hoje valorizam a conveniência acima de tudo. Essa abordagem fornece essa conveniência criando uma experiência contínua, quer os clientes estejam comprando em um desktop, navegando por itens em um smartphone ou pegando itens por meio de  serviços de clicar e coletar em uma loja física.

As empresas que investem em sua estratégia Omnichannel estarão em uma posição melhor para maximizar as vendas e estimular a fidelidade do cliente.

Comércio mobile

Para ficar à frente, sua empresa precisa criar uma experiência fácil e envolvente para os compradores móveis. Uma sólida experiência de comércio móvel fará com que seus clientes voltem ao seu negócio e garantirá que suas vendas continuem a crescer nos próximos anos. Considere incluir coisas como notificações push, SMS, conteúdo móvel, um  aplicativo de comércio eletrônico móvel e um site otimizado para celular.

Otimização da jornada do comprador

O comércio eletrônico se tornou o principal caminho de compra do cliente para muitas empresas. Como resultado, é fundamental que os vendedores observem e aprimorem cada ponto de contato com o cliente para se manterem competitivos.

Para otimizar seus caminhos de comprador, concentre-se em melhorar sua busca de produto, criando uma experiência móvel simplificada, fornecendo merchandising de produto rico e acertando seus  processos de preenchimento e devolução.

Otimização da taxa de conversão

Para prosperar como um negócio moderno de e-commerce, você precisa ser capaz de captar a atenção dos clientes desde o início e remover quaisquer pontos de atrito do caminho de conversão. A otimização da taxa de conversão  é uma das muitas tendências perenes do  comércio eletrônico  que  ajudarão os vendedores on-line a obter resultados imediatos e de longo prazo.

Social Commerce

Mais e mais pessoas estão se voltando para as mídias sociais para procurar novos produtos e marcas, as marcas estão respondendo encontrando os compradores onde eles estão.

À medida que as empresas planejam  aumentar seus orçamentos de mídia social , você deseja desenvolver sua estratégia social. Considere compartilhar conteúdo gerado pelo usuário para envolver os seguidores, fazer parceria com influenciadores para expandir seu alcance, usar compras ao vivo para mostrar produtos e aproveitar a  publicidade paga  e recursos de compras no aplicativo para impulsionar as vendas.

Sustentabilidade

A sustentabilidade não está reservada apenas a marcas e produtos ecológicos. À medida que os clientes compram cada vez mais  de marcas com propósitos específicos, veremos mais empresas incorporando práticas sustentáveis. Essas práticas incluem coisas como fazer alterações materiais em produtos e doar para organizações com foco na sustentabilidade.

Para se conectar com o cliente consciente de hoje, você vai querer ter certeza de que seus valores estão alinhados com os de seu publico alvo. Esse alinhamento criará confiança e impulsionará o crescimento de sua empresa.

Venda por meio de mercados e novos canais

Os consumidores estão cada vez mais migrando para os mercados, de grandes varejistas como Amazon, B2W, Magazine Luiza e Mercado Livre a sites específicos da indústria com curadoria. Isso mostra uma mudança nas preferências de compra em direção a mais conveniência e velocidade que podem ser oferecidas por esses mercados gigantes.

E-commerce B2B

Houve uma grande mudança nas vendas B2B: os dias dos catálogos em papel e dos pedidos complicados por telefone estão sendo substituídos por experiências de compras de autoatendimento totalmente digitalizadas, processos de back-end simplificados e atendimento ao cliente aprimorado. Veremos empresas B2B atualizando sua tecnologia de comércio eletrônico  e capitalizando as tendências do comércio eletrônico em  2022.

Para se manter competitivo, seu negócio B2B precisará investir na criação de catálogos online, oferecendo experiências de compra do tipo B2C e fornecendo atendimento rápido e eficiente. Uma estratégia eficaz de  comércio eletrônico B2B levará a um maior volume de vendas, maiores valores médios de pedidos e maior satisfação do cliente.

Produtos e marketing personalizados

Ao fornecer um nível mais profundo de personalização, as empresas serão capazes de atender aos clientes com base em onde eles estão na jornada do cliente, dando a cada visitante atenção individual que os incentiva a avançar no funil.

Criar uma experiência de compra personalizada é a chave para satisfazer os clientes. Os compradores geralmente desejam ajuda para encontrar os produtos certos e valorizam uma experiência mais personalizada que atenda às suas necessidades.

As lojas virtuais que aderem a essa tendência estão investindo em tecnologia para enviar pop-ups personalizados, e-mails de acompanhamento e ofertas de marketing relevantes para proporcionar uma melhor experiência de compra, e fortalecer o vínculo com seus clientes.

Se você tem dúvidas de como iniciar essas ações contrate uma consultoria de e-commerce eficaz que vai ajudar muito na operação do seu e-commerce e na tomada de decisões.

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também