YouTrendz

YouTrendz, rede social de compras | Negócios em Alta

Hoje aqui no blog uma rede social focada em compra e venda entre os usuários. Fundada em São Paulo, tivemos a entrevista respondida pela Nanda Carvalho, CEO da startup! Confiram.

O que é a YoutTrenz e como surgiu a ideia?

A Youtrendz é uma rede social para você comprar, vender e compartilhar. Basicamente, somos um marketplace: você pode criar gratuitamente sua loja virtual em minutos e vender seus produtos para as pessoas.

Na Youtrendz você não é só um vendedor ou anunciante de produto, você tem toda a infraestrutura de uma loja virtual dentro de um marketplace.

E serve para todos os tipos e tamanhos de loja (pequeno, médio e grande). E temos um diferencial competitivo muito forte! Não nos contentamos apenas com o e-commerce, pois também queremos conectar pessoas.

Por isso, também somos rede social. Desse modo, pessoas e marcas podem interagir mais um com o outro e, além de fazer negócios, podem construir sua imagem, compartilhar experiências, gostos e preferências.

Eu cresci no subúrbio carioca, na zona norte do Rio de Janeiro e desde pequena ajudei minha avó, que era uma pequena vendedora e possuía uma lojinha improvisada no quintal de casa, onde vendia salgados, bolos e sucos (às vezes ela colocava até roupas pra vender também).

Sempre vivi e observei de perto a realidade dos pequenos varejistas, que é majoritariamente injusta, pois quase não há visibilidade para viabilizar seus negócios e crescer.

A internet veio para mudar esse quadro e ser mais acessível, porém sabemos que não é isso que ocorre nos grandes marketplaces.

Por isso acredito que a Youtrendz é importante, pois nosso foco é o pequeno vendedor. Nossa missão é ser uma plataforma acessível para auxiliar essas pessoas a gerarem renda e crescerem.

Qual o momento da startup?

Estamos caminhando para o lançamento da V1 da plataforma, que vai contar com timeline, feed personalizado, vitrine de produtos, categorias inteligentes de produtos e muita interação social.

Já validamos nossa ideia com o MVP há poucos meses atrás, adquirimos uma base de milhares de lojas e usuários em pouquíssimo tempo, apenas com o MVP rodando. E agora, com a entrada do investimento-anjo, estamos confiantes que a V1 será sucesso!

Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel!?

Testar! Assim que pensei no primeiro MVP da Youtrendz (foram vários pivots ao longo do

Youtrendz
Youtrendz

caminho), na mesma semana convidei o Rodrigo (meu sócio e CTO) para validar com clientes reais e ver se a solução fazia sentido.

Em pouco tempo eu já estava indo encontrar com lojistas de diversos perfis e tamanhos para validar as hipóteses e testar de novo.

No meio de todo esse processo da validação, descobrimos que que temos um produto que as pessoas desejam e que muda para melhor a vida de quem usa.

Qual o modelo de negócios da plataforma?

Nós temos duas formas de gerar receita:

Monetização via Revenue Share – Temos a menor taxa do mercado de marketplaces, ficamos com apenas 10% do valor de cada produto vendido na plataforma.

E também temos a opção de Branded Channel, na qual marcas podem patrocinar alguma categoria de nossa plataforma de acordo com a audiência e relevância entre a categoria e a marca.

Por que escolheu o mercado que estão inseridos?

A vontade veio de casa. Empreendendo, eu descobri que meu propósito é ajudar os pequenos negócios a crescerem, não só no Brasil, mas globalmente também, no futuro.

Sempre quis juntar tecnologia (minha paixão) e propósito em um só negócio, a Youtrendz está sendo o resultado desse desejo. Fora que o todo o ecossistema que estamos inseridos é super favorável para nós.

O varejo online vem crescendo 20% ao ano nos últimos 5 anos e, em 2017, o seu faturamento vai bater R$ 49.7 bilhões de reais. Porém, esse dinheiro não está impactando quem deveria impactar.

Conversando com lojistas online, nossa equipe percebeu que os grandes marketplaces priorizam apenas grandes marcas e grandes lojas, deixando o pequeno comerciante de lado.

Por isso, a Youtrendz decidiu se voltar aos pequenos varejistas e ajudar quem realmente precisa vender seus produtos para completar a renda ou para ter o crescimento de seu pequeno negócio.

Qual o diferencial competitivo da rede social?

Reforçamos o fato de também sermos rede social. Nenhum outro marketplace no mundo oferece essa funcionalidade!

Além disso, os concorrentes valorizam mais os grandes vendedores e ignoram os pequenos, que são maioria. Isso é muito absurdo!

Portanto, volto a afirmar nossa atenção ao pequeno varejista, que na maioria das vezes, tem produtos incríveis, mas que se sentem injustiçados nos outros marketplaces.

Por que resolveu empreender?

Por ter tido o exemplo da minha avó, eu tive contato desde muito cedo com atendimento ao cliente e em pensar em soluções para as pessoas. Então meu desejo por empreender sempre existiu.

Eu já empreendi no ramo de tecnologia para beleza há 3 anos atrás.

Foi minha primeira startup e desenvolvi um app que conectava clientes à salões e profissionais de beleza (você podia agendar horários, serviços e escolhia o profissional que iria te atender).

Infelizmente fiz essa inovação no timing errado. Pois o mercado não estava preparado para receber essa tecnologia e mal se falava em startups na época.

Tentei emplacar esse projeto por 1 ano e não atingiu os objetivos que eu esperava, porém me rendeu MUITOS aprendizados sobre entender a dor dos clientes, ir para a rua testar e receber feedbacks.

Também melhorou meu mindset para focar em soluções que as pessoas realmente querem no momento certo.

Links Úteis:

URL: https://youtrendz.com/

Instagram: https://www.instagram.com/youtrendz/

Fanpage: https://www.facebook.com/youtrendz/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/24426650/

*Negócios em Alta é um quadro aqui do WorkStars onde divulgamos gratuitamente diversas empresas, sejam elas startupse-commercers, produtos físicos e muito mais!

Participe agora mesmo do Negócios em Alta.

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Texto de Talita Lombardi
LinkdIn | Instagram | Saiba Mais

Compartilhe
Leia também