Nicho de mercado | Arte por Moacir Alves

Nicho de mercado: entenda o que é e como descobrir o seu

Se você possui um empreendimento e começou um plano de negócios, já deve ter escutado falar sobre a importância de definir um nicho para o seu empreendimento.

Essa etapa é importantíssima, principalmente, se você está iniciando um negócio. Mas, antes de mais nada, vamos entender o que é nicho de mercado.

O que é Nicho de mercado? 

O nicho de mercado é uma pequena parcela de segmentação de um público generalizado. Ou seja, é a identificação de um grupo menor dentro de um setor, com necessidades e interesses específicos.

Nicho não se define a reduzir o seu mercado, mas atender a um nicho específico, seu público alvo de forma certeira.

Por exemplo, em vez de oferecer um serviço específico de serviços domésticos gerais, um empresário pode buscar um nicho oferecendo exclusivamente serviços de polimento de vidros. 

Diferença entre segmento e nicho de mercado

A diferença é sutil, contudo muito significativa. O segmento é mais amplo e foca em um público-alvo muito abrangente. Já o nicho é um recorte do segmento que busca atender necessidades dos consumidores que são pouco exploradas pelas empresas.  

Um exemplo simples são os produtos alimentícios, que representam um segmento. Por outro lado, uma padaria especializada em pães com fermentação natural é um nicho.

Qual a importância de definir bem o nicho?

Possíveis parcerias para o seu negócio | crédito: Cytonn Photography
Possíveis parcerias para o seu negócio | crédito: Cytonn Photography

Definir o seu nicho destaca o seu empreendimento dos demais. Dessa forma, trazendo vários benefícios, como:

Menor número de concorrentes – Quanto mais especializados os produtos ou serviços que você oferece, menos concorrência precisa enfrentar. Permitindo tirar vantagem de uma maior participação de mercado e menor concorrência de preços. 

Preços mais vantajosos – Por ser um mercado pouco explorado, possuindo baixa concorrência, existe a possibilidade de você ditar os preços, aumentando seus lucros. 

Público mais qualificado para sua oferta – Todo nicho tem um público com dores específicas. 

Então, como não existem muitas opções no mercado para sanar essas dores, os consumidores estão dispostos a pagar para ter acesso a algo mais personalizado e exclusivo, voltado às suas necessidades. Sendo assim, a possibilidade de o público se engajar com a marca é maior, justamente porque existe uma valorização, um entendimento de que a empresa está trazendo soluções que outros negócios não estão explorando.  

Possíveis parcerias para o seu negócio – Quando você atua em um nicho de mercado específico, acaba sendo mais fácil identificar oportunidades de parcerias para impulsionar seu sucesso. 

Tipos de nicho de mercado

Dependendo da região, cultura, porte e valor de uma empresa, você pode identificar diferentes segmentações de nicho de mercado. Para definir o seu nicho, é necessário conhecer quais são os 4 tipos de segmentação que existem.

Comportamental

Comportamental | Crédito Victoriano Izquierdo
Comportamental | Crédito Victoriano Izquierdo

A princípio, o comportamento de uma empresa também pode destacar possíveis nichos de mercado. Dessa forma, consultorias de treinamento corporativo podem fornecer capacitações específicas para essas empresas.

Da mesma forma, as startups geralmente buscam aumentar sua competitividade através da ampliação de suas vendas. Sabendo disso, empresas que fornecem sistemas de automação de vendas podem fornecer seus serviços a elas.

Demográfica  

Demográfica | Credito Arthimedes/Shutterstock
Demográfica | Credito Arthimedes/Shutterstock

A segmentação demográfica considera aspectos pessoais do público-alvo como idade, gênero, religião, raça, grau de escolaridade etc. Essas características influenciam e muito os hábitos de compra das pessoas.

Geográfica 

Nicho de mercado - Tipos: Geográfica | Credito Kyle Glenn
Geográfica | Credito Kyle Glenn

Já neste tipo de segmentação leva em conta a localidade do negócio. Considerando o continente, o país, o estado e pode ser mais específico ainda, focando em uma cidade, bairro ou região. Para que o negócio dê bons frutos, é importante considerar a cultura e as necessidades da comunidade envolta.  

Psicográfica  

Para segmentar o público, este tipo de nicho usa características pessoais dos consumidores como costumes, crenças, personalidade e estilo de vida, pois as pessoas estão, cada vez mais, tomando decisões de compra baseadas nos valores que possuem e que são compartilhados pelas marcas.

Como definir meu nicho de mercado? 

  • Primeiramente, escolha o mercado e o segmento em que quer atuar;
  • identifique suas aptidões;
  • avalie se sua ideia é economicamente viável;
  • faça uma análise da concorrência;
  • por fim, encontre um problema a ser solucionado.

 

Depois de ler esse texto, você estará mais do que preparado para poder começar a empreender e alcançar a tão sonhada independência financeira.

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