O que é CRM e como otimizar o relacionamento com o cliente?

O CRM vai muito além de uma ferramenta e processos. Pode-se dizer que está relacionado a todo um processo focado no cliente da sua empresa.

Antes de mais nada, o que significa CRM? Essa sigla significa Customer Relationship Management. Ou seja, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse relacionamento abrange diversos pontos de contato, como gestão 360º de vendas, marketing e atendimento.

Como dissemos, o CRM é focado no cliente. Além disso, vale lembrar que o “cliente” se refere a muitos tipos de interações. Fãs da marca, clientes antigos, potenciais clientes e até mesmo influenciadores. Portanto é necessário ter todo o histórico dessas pessoas.

Saber como se comunicar e entender seu cliente pode ser a chave de um novo negócio. A satisfação do cliente pode aumentar até 45% se houver uma comunicação pessoal e interativa.

Essa conversa vai muito além de responder o que for perguntado. Incentivar ações de pós venda também pode incentivar vendas. Por fim, a jornada do consumidor deve ser estudada de forma que sua empresa possa estar presente sempre que possível.

Para isso é necessário escolher uma ferramenta que otimize o trabalho da equipe da melhor forma. Da mesma forma, o uso de ferramentas pode ser um aliado na hora de padronizar os processos.

LEIA MAIS: O que é workflow e quais são suas vantagens?
LEIA MAIS: O que é Gamification e como aplicar aos negócios?

Você pode atender até duas vezes mais clientes utilizando ferramentas como a Ploomes. Você sabia que essa é a maior empresa de CRM latinoamericana?

Alguns dos recursos que você pode utilizar com a Ploomes são:

  • Ter uma visão 360º dos seus clientes, centralizando as informações,
  • Segmentar as conversas de acordo com região e muitas outras opções,
  • Pós venda automatizado.

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars no Instagram!

Texto de Gabriela Leão
LinkedIn | Instagram | Saiba Mais

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também