O CRM vai muito além de uma ferramenta e processos. Pode-se dizer que está relacionado a todo um processo focado no cliente da sua empresa.
Antes de mais nada, o que significa CRM? Essa sigla significa Customer Relationship Management. Ou seja, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse relacionamento abrange diversos pontos de contato, como gestão 360º de vendas, marketing e atendimento.
Como dissemos, o CRM é focado no cliente. Além disso, vale lembrar que o “cliente” se refere a muitos tipos de interações. Fãs da marca, clientes antigos, potenciais clientes e até mesmo influenciadores. Portanto é necessário ter todo o histórico dessas pessoas.
Saber como se comunicar e entender seu cliente pode ser a chave de um novo negócio. A satisfação do cliente pode aumentar até 45% se houver uma comunicação pessoal e interativa.
Essa conversa vai muito além de responder o que for perguntado. Incentivar ações de pós venda também pode incentivar vendas. Por fim, a jornada do consumidor deve ser estudada de forma que sua empresa possa estar presente sempre que possível.
Para isso é necessário escolher uma ferramenta que otimize o trabalho da equipe da melhor forma. Da mesma forma, o uso de ferramentas pode ser um aliado na hora de padronizar os processos.
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Você pode atender até duas vezes mais clientes utilizando ferramentas como a Ploomes. Você sabia que essa é a maior empresa de CRM latinoamericana?
Alguns dos recursos que você pode utilizar com a Ploomes são:
- Ter uma visão 360º dos seus clientes, centralizando as informações,
- Segmentar as conversas de acordo com região e muitas outras opções,
- Pós venda automatizado.
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Texto de Gabriela Leão
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