Ícone do site Work Stars

Planejamento financeiro: aprenda os benefícios e passo a passo

Planejamento financeiro | Arte por Moacir Alves

Planejamento financeiro | Arte por Moacir Alves

Independente do seu modelo de negócios, se vende produtos ou serviços, de forma pontual ou recorrente, o planejamento financeiro é essencial para todas as empresas, sejam elas offline ou online. Porém, construir um plano financeiro de negócios nunca é fácil. Requer sobretudo esforço, bons dados e uma boa dose de imaginação. E se você nunca fez isso antes, provavelmente encontrará alguns obstáculos ao longo do caminho.   

Dessa forma, um bom plano financeiro mantém você focado e no caminho certo à medida que a empresa cresce, quando surgem novos desafios e quando surgem crises inesperadas. Além disso, ajuda você a se comunicar claramente com a equipe e os investidores, construindo um negócio moderno e transparente. Pensando nesse ponto chave do seu negócio, nossa parceira, iugu, reuniu tudo que você precisa saber sobre planejamento financeiro. Confira!  

Veja os principais benefícios de um bom planejamento financeiro:

Veja o que você deve incluir no seu planejamento financeiro:

Projeção de vendas

Projete o crescimento esperado das vendas para um futuro próximo, bem como o custo destas vendas. Dessa forma, você pode dividi-los em diferentes grupos de preços, produtos e outros fatores importantes. 

Despesas e orçamentos

Dentro do seu planejamento financeiro, o mais importante aqui são os custos. Separe em despesas fixas e variáveis. 

Demonstração de lucros e perdas

Como alternativa, você pode criar uma demonstração do fluxo de caixa, que atinge um resultado semelhante. A ideia é projetar o faturamento e as despesas nos próximos três anos.

Ativos e passivos

Geralmente serão separados de sua demonstração de resultados e, certamente incluirão, os custos iniciais e os ativos de novos negócios. 

Análise do ponto de equilíbrio

A princípio, você será capaz de identificar o seu ponto de equilíbrio nos próximos três anos.

Contratação e estrutura da equipe

Este item não é essencial, contudo faz sentido adicionar como parte de seu plano de negócios. De quais profissionais você precisará – e quando você vai realizar a contratação – para atingir seus objetivos?

Por fim, demos aqui excelentes motivos para você começar a trabalhar no plano financeiro de sua empresa o mais rápido possível. Conforme exploramos, as finanças constituem uma parte crítica de seu plano geral de negócios, sem a qual você terá dificuldades para avaliar seu desempenho como empresa. 

Então, comece hoje mesmo!

Curtiu esse passo a passo feito pela iugu?

Iugu / divulgação

Então, não perde tempo e baixe o e-book completo para migrar suas vendas do offline para o digital neste link: https://bit.ly/3yp9tXH

Conte com a iugu! Ela auxilia você no seu negócio, automatizando os processos financeiros através de uma tecnologia inteligente desde a implementação até a gestão dos recebimentos.

** Conheça a iuguhttps://www.iugu.com/

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Sair da versão mobile