Plano de Negócios | Arte por Moacir Alves

Plano de Negócios: aprenda a criar um roteiro de sucesso

A princípio, um bom plano de negócios servirá para te orientar nas etapas de abertura e gerenciamento da sua empresa. Além disso, se você já possui uma empresa offline e quer migrar para o online, o plano de negócios também será fundamental. Você usará seu plano de negócios como um roteiro para estruturar, administrar e expandir seu negócio.

Então, para criar um plano efetivo, você precisará pensar em alguns elementos que compõem a estrutura da sua empresa. Talvez você já tenha pensado neles para criar o seu negócio físico, afinal, esse trabalho também é muito importante quando se pensa em sair do offline e ir para o digital. Pensando nisso, nossa parceira, iugu, criou um roteiro de sucesso para o seu negócio. 

 

Elementos para o seu plano de negócios:

 

Objetivos

Antes de tudo, estabeleça seus objetivos no seu plano de negócios. É basicamente uma visão geral de sua empresa e dos problemas que ela buscará resolver para seus clientes. Então, discuta suas motivações e objetivos de negócios.

 

Descrição

Descreva seu negócio do seu próprio ponto de vista e discuta como você planeja crescer. Explique de onde virão seus lucros. Explique também que tipo de cliente você terá como alvo e como seus produtos ou serviços os ajudarão especificamente.

Plano de Negócios

 

Análise de Mercado e Concorrência

Mostre que você analisou minuciosamente o mercado que está almejando e prove que há uma demanda para o produto ou serviço que está oferecendo. Além disso, inclua informações sobre o tamanho do seu mercado, quantos clientes você espera ter, e quantos serão clientes recorrentes. Discuta sua concorrência e como sua empresa irá se destacar das demais.  

 

Seu produto ou serviço

Aqui você explica em detalhes. Ou seja, o produto ou serviço no core do seu negócio. Lembre-se de criar um posicionamento como se estivesse descrevendo para alguém leigo, que não conhece a sua empresa, produto ou mercado. 

 

Plano de Marketing e Vendas

Nesta seção do seu plano de negócios, descreva como você alcançará o mercado que deseja. Você vai criar um site, blog e perfis de mídia sociais? Você planeja participar de feiras de negócios? Que tal publicidade paga? Qual será a estratégia orgânica? Não se limite ao que você fará no início, anote todo o seu planejamento!

 

Propriedade, Gestão e Pessoal

Esta seção inclui uma descrição de como você contratará e administrará seu negócio, quem são os proprietários (se você não estiver sozinho) e os tipos de profissionais que precisará. 

Inclua membros da equipe que você pretende contratar, assim como aqueles que já trabalham com você neste estágio. Escreva um perfil de um parágrafo de cada membro da equipe principal existente, incluindo você. Além de planejar os perfis que serão essenciais para contratações futuras.

Ter um planejamento de headcount a curto, médio e longo prazo é fundamental para você entender em quais frentes você precisará crescer os times. Dessa forma, também fica mais viável fazer previsões de expansão de cada uma delas.

 

Plano financeiro e Projeções

Esta é uma seção muito importante, tanto para o seu próprio planejamento, quanto, principalmente, se você pretende buscar investidores. Crie uma projeção de fluxo de caixa para descrever sua receita e despesas previstas mensalmente. Além disso, faça uma análise de ponto de equilíbrio para mostrar quantas vendas você precisa fazer para cobrir suas despesas iniciais e obter lucro. 

Esses são os tipos de dados financeiros que você precisará reunir todos os anos não somente para seu controle financeiro, mas para facilitar o pagamento de impostos. Além disso, esse é o momento em que você terá números reais para trabalhar, em vez de projeções. Caso sua empresa já esteja pensando em atrair investidores para o negócio, ter esses números em mãos também é fundamental para a criação de uma apresentação de fundraising.

 

Plano de Negócios

 

Investimento

O que seus investidores receberão com base em seu fluxo de caixa? Isso não inclui apenas investidores externos que você pode abordar mais tarde (e com um plano de negócios mais formal). Também deve incluir estimativas de retorno do investimento para qualquer pessoa que aplicou dinheiro na formação do negócio, como você e qualquer pessoa com quem você já esteja trabalhando.

 

Apêndices

Por fim, os apêndices são uma coleção de quaisquer dados de suporte que você tenha, como depoimentos, trechos de pesquisas, gráficos e outras informações relevantes para o seu negócio. 

Com todas essas respostas em mente e também anotadas no plano de negócios, ficará muito mais fácil entender o seu momento atual e qual será o futuro da sua empresa, onde investir e quais decisões tomar a partir dessa análise.  

 

Para mais dicas sobre Como montar um plano de negócios, veja também esse vídeo do SEBRAE:

 

Curtiu esse roteiro de sucesso feito pela iugu?

Iugu / divulgação
Iugu / divulgação

 

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