WhatsApp na Europa

Menores de 16 não podem usar WhatsApp na Europa

Mudanças de privacidade, será que vai chegar ao Brasil?

Whatsapp da Europa: No próximo dia 25 de maio, a Europa deve anunciar o novo regulamento para a proteção de dados pessoais. A iniciativa se deu depois que o Facebook admitiu o vazamento de informações pessoais dos usuários que, inclusive, pode ter interferido nas eleições presidenciais americanas e no Brexit.

O WhatsApp, que desde 2014, pertence a Mark Zuckerberg resolveu se antecipar ao anúncio e decidiu que os europeus com menos de 16 anos não terão mais autorização para usar o aplicativo de mensagens, a menos que eles tenham uma autorização dos pais.

Por enquanto, a idade mínima continua sendo a de 13 anos para o resto do mundo.

WhatsApp na Europa

Muita gente desconfia que o WhatsApp só anunciou essa medida para acalmar os ânimos, mas que nada será feito, uma vez que é praticamente impossível controlar se as pessoas que estão utilizando o aplicativo são, efetivamente, maiores de 16 anos.

Para garantir que a medida será cumprida, a empresa anunciou que irá se dividir em duas e que, assim, poderá trabalhar de forma mais efetiva.

Jovens no Whatsapp
Jovens no Whatsapp

O novo WhatsApp

A empresa anunciou que a partir de agora o serviço do WhatsApp europeu será oferecido WhatsApp Ireland Limited, empresa com sede na Irlanda e que tem o objetivo de “atender aos novos e estritos padrões de transparência quanto à maneira de proteger a confidencialidade dos seus usuários”.

Entretanto, o WhatsApp ainda não deixou claro quais serão as medidas tomadas para evitar que menores de 16  continuem usando o aplicativo.

O que foi anunciado pela empresa é que, a partir de agora, quem se inscrever no WhatsApp precisará concordar com a política de privacidade e informar qual é a sua idade, porém alguns pontos ficaram sem nenhum esclarecimento:

  • O WhatsApp permitirá que os pais de menores de 16 anos autorizem os seus filhos a usar o aplicativo, mas como essas autorizações serão recolhidas?
  •  Menores de 16 anos que já usam o aplicativo serão expulsos?
  • Se eles serão expulsos, como isso acontecerá?
  • Como saber se os jovens não estão mentindo a idade na hora da inscrição?

Dependendo de como essa nova política for aplicada, os pais estarão em uma situação delicada, na qual depende apenas deles a decisão de permitir ou não que os filhos usem o aplicativo.

Acesso aos dados

Uma das exigências que será anunciada na nova política de privacidade européia é a de que os usuários das redes sociais devem poder fazer o download de todas as suas informações que foram armazenadas em suas contas nas redes sociais.

Dessa forma, espera-se, que as pessoas informem cada vez menos dados e, assim, as todos ficarão mais protegidas no caso de alguma empresa tentar roubar os seus dados.

Fontes: 1 2 3

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Leia também