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Vendas online: descubra tecnologias para alavancar suas vendas

O comércio virtual não para de crescer, no último ano devido a pandemia, todo o contexto de vendas mudou devido aos novos hábitos adquiridos. Dessa forma, as vendas online fizeram com que o e-commerce brasileiro crescesse 73,88% em 2020, chegando a alcançar um faturamento de R$41,92 bilhões.

Então, se o ano de 2020 nos ensinou alguma coisa, é que tempos de incerteza exigem decisões rápidas nos planos de vendas e marketing. Da mesma forma, a evolução precisou ser rápida, tornando o uso de tecnologia essencial para manter empresas de todos os setores atualizadas e presentes no dia a dia dos clientes. Pensando nisso, nossa parceira, iugu, separou algumas tendências para você ficar de olho e se destacar. 

Tecnologias para alavancar suas vendas online: 

Realidade virtual

A princípio, a realidade aumentada e virtual está mudando a maneira como fazemos vendas online para uma forma mais interativa e também mais assertiva. Dessa forma, o consumidor tem a oportunidade de “experimentar” os produtos oferecidos.

 

Cases/ vendas online/ Suvinil/ Reprodução
Cases/ vendas online/ Suvinil/ Reprodução

Suvinil: Através do app você pode experimentar diferentes cores de tintas na parede da sua casa, sem nem precisar levantar do sofá.

 

Cases/ vendas online/ L’Óreal/ Reprodução
Cases/ vendas online/ L’Óreal/ Reprodução

L’Óreal: Já no site da L’Óreal é possível em uma foto, ou mesmo ao vivo, experimentar diversas cores de cabelo, antes de escolher qual tintura comprar. 

 

Aplicativos oferecem maior captura de dados e personalização

Você já deve ter percebido que muitas empresas, até mesmo próximas de nós, como a pizzaria da esquina, estão criando seus próprios aplicativos para atenderem seus clientes digitalmente. Isso acontece pois, com um app próprio, a marca possui mais liberdade para se relacionar com seus clientes. Além disso, ela consegue criar suas próprias regras de personalização.   

 

Cases/ vendas online/ Uber/ Divulgação
Cases/ vendas online/ Uber/ Divulgação

Uber: Toda a experiência do cliente é focada no app, por onde você pode utilizar os serviços da empresa de forma muito prática e rápida. Afinal, as pessoas estão cada vez mais aceleradas. 

 

Cases/ vendas online/ Quinto andar/ Divulgação
Cases/ vendas online/ Quinto andar/ Divulgação

QuintoAndar: O QuintoAndar é uma empresa que utiliza muito bem a tecnologia do app. Então, com a captação de dados, ele personaliza a experiência do usuário, mostrando imóveis que sejam do interesse de seus potenciais clientes.

 

Ser omnichannel pode transformar o seu negócio para melhor

Trata-se de uma abordagem multicanal para vendas que se concentra em fornecer uma experiência perfeita ao cliente. Esteja esse cliente comprando online em um dispositivo móvel, computador ou em uma loja física.

 

Case / C&A/ Divulgação
Case / C&A/ Divulgação

C&A: A C&A é um ótimo exemplo de multicanalidade! Além da loja física, os clientes também se conectam à marca através do site, redes sociais e app. Então, fazendo bom uso dessa estratégia eles criaram o Clique & Retire, onde você realiza a compra online, mas não precisa esperar para receber, você mesmo retira na loja mais próxima.

 

Case / o boticário/ Divulgação
Case / o boticário/ Divulgação

O Boticário: Além de possuir lojas físicas, e-commerce e app, O Boticário também vende seus produtos através de revendedores que podem atender clientes dentro de suas casas. Dessa forma, oferecendo uma experiência super personalizada.

 

Assistência Virtual

Assim como a realidade virtual, a assistência virtual também vem ganhando cada vez mais força. Sobretudo, uma vez que as pessoas estão deixando de ir até as lojas para comprar online, a ajuda de um vendedor pode fazer falta para oferecer as melhores opções e soluções.

Case / Magalu/ Divulgação
Case / Magalu/ Divulgação

Magalu: Quem não conhece a Lu? Famosa IA da marca Magalu, a Lu está sempre disposta a ajudar, tanto nas redes sociais como no site e app. 

 

 

Case / Amazon/ Divulgação
Case / Amazon/ Divulgação

Amazon: A Alexa da Amazon é mundialmente famosa. Porém, diferentemente da Lu, ela é um software que vem em um aparelho eletrônico. A proposta do sistema é resolver todos os problemas dos seus “donos”. Dessa forma, facilitando muitos processos cotidianos, não apenas os ligados às compras na Amazon. 

Conhecendo melhor essas tecnologias fica fácil entender que as empresas que não se mantêm atualizadas no mercado, podem estar com os dias contados. Portanto, atente-se às novidades do seu segmento e não tenha medo de investir em tecnologias para manter um bom relacionamento com seus clientes e as vendas acontecendo.

Confira aqui o nosso vídeo sobre os assistentes virtuais:

iugu & vendas Online

Iugu / divulgação
Iugu / divulgação

Por fim, se você observou todas essas dicas de tendências, certamente não quer correr o risco de perder o cliente no momento do pagamento. Conte com a iugu! Ela auxilia você no seu negócio a automatizar os processos financeiros através de uma tecnologia inteligente desde a implementação até a gestão dos recebimentos.

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Juliana Santana

Jornalista e fundadora do portal Gramofone Ativo

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