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Vender online: entenda porque é tão importante estar no mundo digital

O e-commerce brasileiro não para de crescer e estar de fora desse novo contexto digital, significa perder uma bela oportunidade. Empresas seguem migrando cada vez mais para o mundo digital, pois vender online deixou de ser importante e se tornou fundamental. O último ano, devido a toda situação da pandemia, mudou nosso modo de consumo. 

Dessa forma, os consumidores que nunca tinham comprado online tiveram que “se virar” para entrar na dança e adaptar as suas novas necessidades a esse modelo de compras. E, as empresas que não se adaptaram para vender online, infelizmente tiveram um destino cruel: a falência.

O número de compras online cresceu, nos primeiros seis meses deste ano, o dobro dos valores acumulados de 2018 e 2019. Mas não para por aí. O primeiro semestre de 2021 também movimentou 31% a mais do que o comparativo de 2020.

Vendas Online

Aqueles que começaram a vender online no ano de 2020, fizeram parte de um ano histórico. Os consumidores também se adaptaram facilmente a toda praticidade, variedade e conveniência que isso traz, pois as pessoas já estão online. De acordo com o estudo Digital 2020, o Brasil tem 71% de sua população conectada à internet. Esse percentual diz respeito a 150,4 milhões de pessoas. Além disso, outro hábito que o consumidor possui é o de pesquisar por produtos online antes de comprar. A mesma pesquisa acima indica que 89% dos brasileiros entre 16 e 64 anos têm esse costume. Então, imagine sua empresa sempre no meio dessas pesquisa.

Outro ponto é que a operação digital não exige, a princípio, tanto investimento inicial quanto a abertura de lojas físicas. Dessa forma, fica ainda mais fácil começar com poucos recursos e baixa mão de obra.

Dados do mercado

Acompanhe o gráfico abaixo feito pela nossa parceira iugu. Essas informações foram extraídas da pesquisa Webshoppers (ed. 44), estudo de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro, e a principal referência para os profissionais do segmento, realizada pela Ebit | Nielsen, podemos observar o constante crescimento do setor durante 2020 e 2021:

Vendas online - dados | pesquisa Webshoppers
Vendas online – dados | pesquisa Webshoppers

Segundo estes dados, o e-commerce atingiu, no primeiro semestre de 2021, um patamar histórico de vendas, nunca observado desde o seu surgimento. Foram mais de R$ 53 bilhões movimentados, representando um aumento de 31% em relação ao primeiro semestre de 2020.

Mesmo antes da pandemia, é possível observar nos dados que o e-commerce só cresce a cada ano (mesmo que em proporções menores que atualmente). O grande salto foi em 2020, com um aumento de 55% nos valores em vendas no e-commerce.

A pesquisa também aponta que o número de pedidos aumentou 43% no primeiro semestre de 2020 e 7% em 2021, e o ticket médio (dado que representa o valor médio de uma compra) também subiu 8 e 22% respectivamente nesses anos. Hoje, o ticket médio chega a R$534. Para você ter uma ideia, em 2019, esse valor médio era de 130 reais a menos (R$404).

Dessa forma, podemos supor que o brasileiro está mais confiante e, até mesmo, dependente das compras online. Houve um significativo aumento de consumidores que compraram online pela primeira vez em 2020 ou 2021, chegando a mais 13 milhões de novos consumidores no digital nos dois semestres somados.

Além de todos esses dados do mercado, ao vender online, seu alcance geográfico é enorme, pois quando você decide vender pela internet, seu alcance é enorme.

 

Vender online & iugu

 

Iugu / divulgação
Iugu / divulgação

 

Por fim, se você observou todas essas informações, certamente não vai querer correr o risco de perder o cliente no momento do pagamento. Conte com a iugu! Ela auxilia você no seu negócio, automatizando os processos financeiros através de uma tecnologia inteligente desde a implementação até a gestão dos recebimentos.

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Juliana Santana

Jornalista e fundadora do portal Gramofone Ativo

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