BBB20

BBB20: Como o Twitter se mostrou uma ferramenta essencial para o programa

É fogo no parquinho, meus amigos. Mas também nas redes sociais. Em tempos de quarentena de Covid-19, a edição do BBB20 demonstrou força total de entretenimento na televisão brasileira.

O conflito entre os integrantes se apresenta o principal convite para acompanhar o programa. No entanto, o que vem realmente chamando atenção é o conflito dentro das próprias redes sociais. Mas, principalmente no Twitter.

Apesar da estabilidade da rede em números de usuários e até de renda, o app vem se mostrando uma ferramenta cada vez mais poderosa nesse segmento. E a participação de grandes celebridades se apresenta cada vez mais comum. 

É de conhecimento a força do Twitter em eventos ao vivo. Principalmente pela velocidade de informação que a rede oferece e a facilidade de consumo. Atualmente, os eventos acontecem em sua forma original, mas também na rede. Isso gera novas versões, novos olhares e, claro, novas interações. 

O BBB20, apesar de ser só mais um entre tantos eventos, é o destaque do momento. Por no mínimo uma vez por semana, o programa fica no topo dos Trending Topics, dando destaque principalmente para os conflitos e, consequentemente, os fandoms (fã clube). E nessa parte que entram os famosos. 

Camarote x camarote 

Pra quem está na internet (ou apenas vivo), reconhece nomes como Bruna Marquezine, Gabriel Barbosa (Gabigol), Richarlison de Andrade, Bruno Gagliasso, Larissa Manoela e IZA. Sabe o que eles têm em comum? Todos entraram em conflito no Twitter com suas torcidas próprias. 

As torcidas da vez estão entre Felipe Prior e Manu Gavassi, dois dos três indicados ao paredão do último domingo (29). Mas nem sempre esteve nessa disputa. As celebridades estão constantemente participativas. No começo era uma torcida, semana passada foi outra e é possível que seja uma nova na próxima semana. 

E alguns estão até apelando para prêmios. O jogador Richarlison, do Everton (ENG) anunciou pelo Twitter que haverá um sorteio de uma camisa sua autografada caso a cantora Manu Gavassi saia na próxima terça (31). Em seguida, Gabigol já anunciou que uma sua também estará no sorteio. 

A ideia não agradou tanto Bruna Marquezine, que não só retrucou acusando apelação, como também publicou provocações aos dois jogadores. A atriz postou uma imagem com a lista de valores doados por jogadores internacionais como Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, em prol do combate ao vírus. O que estendeu o embate também para os fãs. 

A atriz Agatha Moreira, a cantora Zélia Duncan também foram outras que publicaram apoio para a cantora se manter no programa. 

O BBB20 é do Twitter 

E o que tudo isso significa para a edição? Puro engajamento. Afinal, depois de uma drástica queda de audiência que o programa sofreu na edição de 2019, este cenário é o melhor para a emissora. 

Em relação ao paredão desta semana, o próprio Boninho (José Bonifácio Brasil de Oliveira) comentou sobre a repercussão em seu Twitter. Na publicação, o diretor do programa comentou que a plataforma de votação chegou a cair, anunciando que já tinham chegado aos mais de 75 milhões de votos. “Divertido ver essa troca”, finalizou o tweet.

Apesar de não ser do feitio do diretor ser participativo nas redes sociais, nesta edição Boninho tomou uma nova estratégia. Que acabou demonstrando ser um dos principais motivos desse engajamento atual. 

Boninho interagiu e criou mistérios durante a divulgação da edição. A estratégia mostra não só o poder das redes sociais, mas principalmente do engajamento. 

Por sua vez, há também de se observar o cenário do entretenimento atual. 

BBB20 é realmente tudo isso? 

A recomendação de quarentena proposto pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para combater o Coronavírus mudou tudo. A rotina, o trabalho e, claro, o entretenimento. Eventos esportivos foram suspensos, novidades deixaram de ser lançadas e aglomerações passaram a serem proibidas. No fim, o que sobra é justamente o BBB20. 

Neste caso, vale a reflexão sobre a existência da qualidade da narrativa criada ao redor dos personagens da vida real. Mas, é impossível fugir da seguinte pergunta:

Seria o BBB20 uma edição incrível ou é a falta de opção de entretenimento? 

Dentro da reflexão, é de se analisar e concordar com a qualidade do Boninho em deixar o programa convidativo. E a mesma qualidade foi refletida no Twitter – o que já deixa um desafio interessante para o ano que vem.

Neste ponto, apesar da nossa realidade atual ter influenciado muito no programa como está hoje, é também resultado de um engajamento poderoso envolvendo não só o próprio programa, como também personas poderosas. 

FONTES

1 2

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também