Netflix

Como a Netflix vai mudar o mundo

 

Netflix vai mudar o mundo: Foi um ótimo ano para qualquer um sortudo o suficiente para possuir ações da Netflix. Depois de um longo e lento início – seu fundador, Reed Hastings, tentou vender o negócio para a agora esquecida Blockbuster por apenas US $ 50 milhões – seu crescimento continua acelerando.

De US $ 150 há um ano, as ações valem agora mais de US $ 350 cada. Cinco anos atrás, eles valiam apenas US $ 30. O serviço de streaming de TV e filmes é hoje a maior empresa em valor de mercado do mundo, superando a Disney, a Comcast e a Time Warner no final de maio.

Não é difícil entender o porquê. Seus últimos resultados trimestrais mostraram um aumento de 25% no número de assinantes, impulsionado principalmente pela expansão global, apesar de um aumento de 14% no preço mensal. A Netflix continua conquistando novos clientes e os persuadiu a pagar mais.

A Netflix criou um modelo formidável. Seus sucessos de bilheteria – do The Crown ao House of Cards – são essenciais para um número crescente de pessoas e seu arquivo de filmes e séries os mantém viciados.

Quanto mais assinantes atrai, mais pode gastar em novas produções. Se continuar crescendo, seu domínio da indústria global de mídia terá três grandes consequências.

Um novo gigante da mídia

Primeiro, ele adquirirá o poder de fogo para fazer aquisições. Já tem orçamentos para gastar em quase todas as outras empresas de mídia do mundo. Seu gasto com programação é de US $ 8 bilhões este ano e pode chegar a mais de US $ 10 bilhões depois. Está inscrevendo talentos de todo o mundo.

Agora também pode comprar outras empresas. Houve muitos rumores, em 2016 e 2017, de que a Disney poderia comprar a Netflix (e provavelmente desejaria que ela tivesse ocorrido no início de 2016). Agora é mais provável que seja o contrário.

Há muitas grandes empresas com bibliotecas de programação profundas que podem ser facilmente adquiridas por um gigante com o valor de mercado da Netflix – qualquer um dos estúdios de Hollywood, por exemplo, ou o nosso próprio ITV.

Netflix vai mudar o mundo

A morte do marketing de massa

Em seguida, o Netflix está prestes a esmagar a mídia de transmissão tradicional. À medida que a Netflix se torna maior e seus orçamentos de programação se expandem, será impossível para os broadcasters de estilo antigo competirem. Isso é ruim para eles, obviamente, o suficiente. Mas também significa a morte do marketing de massa ao estilo antigo. A Netflix não exibe nenhum anúncio.

À medida que mais e mais pessoas transmitem o que assistem, será cada vez mais difícil atingir um mercado de massa. Já vimos a rápida ascensão de muitos produtos artesanais de nicho em áreas como cerveja, café e moda, isso vai acelerar. 

Lealdades de marca tradicionais precisavam de TV para cimentá-las, e sem ela elas começariam a se desgastar, criando espaço para novos rivais.

Acionistas de empresas como Nestlé e Unilever podem não acreditar que a ascensão da Netflix tenha algo a ver com eles – mas, de fato,

Conteúdo streaming – uma alternativa à propriedade

Finalmente, a Netflix criou um novo modelo. Junto com o Spotify, provou que os consumidores adoram transmitir conteúdo ilimitado por um único preço relativamente barato (e uma combinação dos dois, agora que o Spotify está listado também, seria o acordo mais interessante que a Netflix poderia fazer).

Isso funciona na TV e na música, mas não há razão para que isso não possa ser feito para funcionar em outro lugar. Já estamos vendo muitos serviços de software baseados em nuvem como alternativa à propriedade. Em alguns anos, podemos querer assinar um serviço de carro sem motorista em vez de possuir um veículo.

Streaming é uma tecnologia poderosa e popular e Netflix dominou. Não há razão para aplicá-lo apenas à TV, assim como a Amazon não aplicou seu sistema de entrega apenas aos livros.

A Netflix levou muito tempo para começar. Mas agora é indiscutivelmente a empresa mais interessante do mundo e certamente a mais perturbadora. Ele já virou a indústria de TV de cabeça para baixo – mas muito mais empresas logo sentirão seu impacto.

FONTE

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Leia também