Internet - Foto de Anete Lusina no Pexels

O poder da internet nas estratégias de marketing

Novos empreendedores não devem desprezar o poder da internet, em toda a sua extensão, na divulgação da sua empresa.

Acredito que todo mundo já tenha ouvido a frase “a propaganda é a alma do negócio”, porém, apesar de isso ser uma verdade, não é uma coisa tão simples assim. Começar uma empresa é algo que demanda dinheiro e o começo é sempre instável. Sendo assim, os novos empreendedores sofrem quando precisam gastar com as propagandas.

Por isso, ao definir as melhores estratégias de marketing é preciso se perguntar: o que é mais barato, acessível aos clientes e pode gerar resultados rápidos?

A internet é a maior ferramenta de divulgação que temos na atualidade e deve ser usada de forma efetiva e rentável. O que é importante ser analisado na hora de criar a sua estratégia de marketing é a criação de um diferencial que chame atenção e que dê às pessoas o desejo de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas.

Atualmente, a maioria das pessoas, antes de contratar um serviço ou comprar um produto, optam por uma pesquisa inicial pela internet, fazendo com que as empresas que mais usam essa ferramenta, tenham uma vantagem com relação às empresas que ainda usam a internet de forma discreta.

Além disso, nós não podemos ignorar o fato de que, diferente do marketing tradicional, o marketing digital permite que o sua empresa ganhe propulsão mundial.

Algumas opções que a internes fornecidas pela internet:

– Parceria com blogs – alguns blogs voltados para o empreendedorismo fornecem espaço para os novos empreendedores divulgarem sua marca. Além disso, pode ser que existam blogs voltados exclusivamente para a sua área de atuação. É muito importante estar de olho nessas ferramentas para saber sobre novidades e conhecer seus eventuais parceiros;

– Crie o seu próprio site ou blog – ter o seu próprio site ou blog é ideal para especificar bem os produtos e serviços que são oferecidos. Diferente das redes sociais, o seu site estará sob controle unicamente da sua empresa, podendo permiti r que o layout seja mais chamativo e atraente, deixando o seu cliente ainda mais interessado pelos seus serviços;

– Use o poder do e-mail – pode até parecer que os e-mails de marketing são uma opção muito pouco glamorosa, entretanto, os e-mails são uma alternativa barata e de fácil acesso para todos. Apesar de a internet ser uma grande ferramenta, nós não podemos ignorar o fato de que muitas pessoas ainda não tem tanta familiaridade com tudo o que a internet pode oferecer, entretanto, é muito difícil encontrar alguém que não saiba mexer no próprio e-mail. Dessa forma, é possível perceber que os e-mails têm a vantagem que conseguir se espalhar mais fácil e atingir mais clientes em potencial;

– Use e abuse das redes sociais – é muito importante que as pessoas se sintam próximas às  empresas que fornecem produtos e serviços para elas. Seja para criticar, elogiar, fazer perguntas ou simplesmente para saber a opinião de outras pessoas que já usaram a sua empresa, os clientes gostam da sensação de ter um canal direto com os locais onde eles pretendem deixar seu dinheiro;

– YouTube – criar um canal no YouTube para divulgar sua empresa é algo que envolve investimento financeiro, tempo e capricho. Se você for capaz de criar vídeos interessantes e bem feitos, você poderá deixar sua empresa em evidência e explicar para os clientes de forma clara e objetiva quais são os serviços que você oferece, esclarecendo dúvidas e deixando claro quais os seus valores e metas.

 Divulguei minha empresa na internet… e agora?

A partir do momento em que sua estratégia de marketing foi definida e sua propaganda foi finalizada é preciso mensurar seus resultados e manter um bom relacionamento com os seus clientes.

Uma das maiores vantagens do marketing digital é o fato de que os resultados são apresentados em tempo real, fazendo com que fique fácil determinar se sua campanha foi efetiva ou um fracasso.

A partir da avaliação dos números, você deve determinar se continuará com as mesmas estratégias ou se deverá mudar.

Além disso, é muito importante manter um canal direto com seus clientes, mostre que eles são importantes para a sua empresa, responda as perguntas deles e deixe claro que eles sempre serão bem atendidos por você e por toda a equipe.

Fontes: 1 2

 

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