Análise SWOT - Foto de Karolina Grabowska no Pexels

O que é análise de SWOT ou F.O.F.A?

As nomenclaturas SWOT ou F.O.FA pode variar de acordo com a escolha de quem fala.

SWOT é uma sigla em inglês, ela representa as palavras Strengths (forças), Weakness (fraquezas), Opportunities (Oportunidades) Threats (ameaças). Por causa da tradução das palavras para o português, algumas pessoas preferem chamá-la de F.O.F.A.

Criada na década de 60, na Universidade de Stanford, a análise de SWOT é necessária para o planejamento estratégico de uma empresa. É por meio dela que pode-se perceber a real situação da empresa e do ambiente que a cerca.

O significado da sigla

Forças – Vantagem da empresa perante a concorrência. Deve ser analisado quais os melhores produtos, recursos, projetos e atividades. Além disso, é importante saber o nível de engajamento dos consumidores.

Fraquezas – Quais os comportamentos internos que prejudicam a empresa perante o mercado. Será que os colaboradores estão bem capacitados? É preciso investir em treinamento? A matéria prima usada é de qualidade? O que falta na empresa?

Oportunidades – Fatores externos que influenciam o negócio de forma positiva. Podem ser mudanças no governo, redução de impostos ou eventos.

Ameaças – Forças externas que podem prejudicar a empresa. Isso pode ser causado por novos concorrentes ou decisões governamentais.

Como fazer a análise SWOT?

Primeiro é importante saber que a análise se divide em dois ambientes:

  • Ambiente Interno: Nesse ponto são analisadas as forças e as fraquezas da empresa. Representa tudo aquilo que pode ser controlado, é um momento de auto conhecimento.
  • Ambiente Externo: É hora de analisar as oportunidades e ameaças. O ambiente externo engloba fatores como natureza, governo, clientes, concorrentes etc.

Depois da análise cuidadosa de todos os fatores, resta fazer o planejamento empresarial. Como resolver todos os problemas apresentados e deixar ainda melhor o que já foi considerado positivo?

O ideal é descobrir quais as relações entre cada um dos pontos. Como um ponto positivo pode ajudar a minimizar – ou até mesmo eliminar – um ponto negativo?

É importante ser bem realista na hora de encontrar soluções. Todas as metas estabelecidas devem ser possibilidades reais. Além disso, evitar listas de soluções muito longas também pode ajudar. Se ninguém conseguir lembrar do que foi determinado, como as tarefas poderão ser performadas?

Ser realista e objetivo é fundamental para a realização de uma boa análise de SWOT.

Fontes: e 2

 

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