Tendências sustentáveis do mercado para 2022

Quer saber mais sobre as tendências sustentáveis para os próximos anos?

Quando se fala em tendências ecológicas, logo pensamos em reflorestamento. No entanto o conceito de sustentabilidade não é só esse. É claro que a Natureza é uma das principais pautas, no entanto o mercado percebeu que o conceito é muito mais amplo.

2020 e 2021 foram marcados pela pandemia de COVID-19. O período de distanciamento social trouxe diversas reflexões. Em 2020, houve uma queda de 8,8% nas emissões de dióxido de carbono (CO2) na primeira metade do ano em comparação com igual período de 2019.

Muito se falou sobre “voltar ao normal”. Posteriormente entendeu-se que o normal não era o mais correto. Enfim surgiu o termo “novo normal”. Enfim, quais são as previsões de tendências sustentáveis para o mercado em 2022?

 

Mais propósito, menos lucro

As empresas que se posicionam são mais propensas a fidelizar seus clientes. 83% dos brasileiros compram de marcas alinhadas com seus valores pessoais. Essa informação é da pesquisa “Global Consumer Pulse” da Accenture Strategy.

Além disso, 79% dos consumidores brasileiros disseram que querem que empresas e marcas se posicionem em relação a assuntos importantes em áreas como sociedade, cultura, meio-ambiente e política. Por fim, 76% disseram que suas decisões de compra são influenciadas pelos valores propagados pelas marcas e pelas ações de seus líderes.

Isso mostra que as tendências sustentáveis estão cada vez mais claras para o público geral.

 

Mais humanos, menos recursos

As empresas aprenderam que se posicionar é importante. No entanto, não basta falar da boca para fora. O público passou a cobrar as empresas focando não só no público final, mas também os próprios funcionários. Por exemplo, uma empresa que prega sustentabilidade não pode deixar de separar lixo reciclável.

Ou seja, pode-se dizer que uma das tendências sustentáveis é o cuidado com os próprios trabalhadores. A empresa pode plantar mil árvores por dia, mas seus trabalhadores sabem disso? Eles concordam e entendem essa ação?

 

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Mais solução, menos problemas

Seguindo a mesma linha dos pontos anteriores, as tendências sustentáveis seguem parecidas. Os consumidores estão cobrando cada vez mais que as empresas tragam soluções e não problemas. Os testes em animais, por exemplo, tem sido uma pauta cada vez mais discutida.

Portanto, os consumidores têm formado uma série de indicações e boicotes nas redes sociais. O boca a boca e microinfluência tem sido um forte aliado das lutas sustentáveis.

 

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Texto de Gabriela Leão
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Fonte 1 | Fonte 2

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