Vendedor - Foto de cottonbro no Pexels

Vendedor precisa achar seu diferencial | #VendasB2B

Vendedor: No mundo competitivo que vivemos, a tecnologia mudando tudo à nossa volta e tudo mais que tem acontecido nos últimos anos, me faz parar para pensar a quantidade de pessoas que foram substituídas por máquinas e ao mesmo tempo, a carência das pessoas quando falamos sobre um bom atendimento. Acredito que muita coisa ainda vai mudar, mas aqui no Brasil os negócios B2B, de grande peso, ainda são fechados da forma tradicional: com um bom e velho “aperto de mão”.

O problema é que muitos vendedores tentam aprender a vender ou a se reciclarem apenas fazendo cursos… o que eu acho muito válido, mas o vendedor precisa aprender no campo, na experiência e no dia a dia. Além disso, ele precisa ter algum diferencial e é disso que vamos falar hoje.

Como eu disse no começo, o mundo está corrido e nem sempre queremos falar de negócios o tempo todo… Tem gente que tenta marcar reunião comigo e eu fico com vontade de sair correndo de tão forçadas são… Ou querendo agradar de mais, sendo curiosos de mais ou qualquer coisa que me mostra que essas pessoas não tem brilho algum. Você já descobriu no que você é bom? Quando você está em um evento, as pessoas vão falar com você ou você precisa sair catando as pessoas conhecidas? Isso é um sinal que você pode até perceber o seu diferencial (ou estar enganado com isso), mas as outras pessoas não… Cabe aqui finalizar esse parágrafo com aquela frase famosa “não adianta você ser bom, precisa também mostrar que é bom”.

Não existe um padrão em como fazer isso, mas por exemplo, se você é uma pessoa rápida nas resposta seja sempre… Se você percebe que isso é relevante para seu cliente, não o decepcione… Faça pontes sobre outros negócios para seus clientes maiores, não pense só em quanto sua empresa pode faturar com isso, torne-se mais do que um vendedor, seja um aliado do seu cliente. Não force nada, seja sutil e vá sendo percebido… Isso requer muita paciência, agressividade, estratégia e competência… Mostre para que veio com essas quatro qualidades, só que juntas… Aí sim, um bom curso para você fazer… Para desenvolver essas habilidades, não de como vender apenas.

Outra coisa importante para abordarmos aqui é a nossa presença no Linkedin… vejo muita gente compartilhando memes motivacionais… É isso que a maioria dos seus clientes querem ler de manhã? Ou eles preferes memes de resultados? Memes bem humorados de negócios? É muito fácil você entender a relevância, faça testes e analise quem curte e quem não curte suas publicações.

Tem um diretor de uma startup gringa que virou muito amigo nosso (lá da Mobocity). O cara é simplesmente tudo que sonhei na vida rs no sentido de vendedor, de pessoa de networking! Para começar ele é muito simpático, inteligente, divertido e rápido. Com ele, falamos de negócios por x minutos e resolvemos tudo muito rápido e depois, conversamos sobre em como podemos nos ajudar! Aprendo muito quando ele vem ao Brasil e temos a oportunidade de trocar umas figurinhas (leads).

Eu sei que são muitos detalhes, mas nós que somos pessoas de negócios e temos um networking muito grande, precisamos tomar conta disso. Pois não importa o cargo que você tenha da empresa, somos todos vendedores!

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Texto de Talita Lombardi
LinkdIn | Instagram | Saiba Mais

Compartilhe

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também