Setembro Amarelo / Divulgação

Setembro amarelo: conheça aplicativos de apoio

Confira mais informações sobre o Setembro Amarelo nesse vídeo:

O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece anualmente, sendo dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. 

Dados do site Setembro Amarelo, mostram que cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Infelizmente, os casos seguem aumentando, principalmente entre os jovens. Aproximadamente 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. 

Muitas vezes a internet e as redes sociais podem se tornar um ambiente tóxico, mas indo em contramão, selecionamos alguns aplicativos de apoio que podem ajudar aqueles que sofrem de depressão, ansiedade e demais transtornos mentais. Contudo, lembramos que esses aplicativos não substituem o profissional da área. Dessa forma, não deixe de procurar ajuda profissional. Confira: 

Querida Ansiedade

Querida ansiedade / Logo
Querida ansiedade / Logo

O Querida Ansiedade foi desenvolvido pela psicóloga Camila Wolf de Oliveira e tem como objetivo acalmar usuários durante crises de ansiedade, disponível para Android e iOS, nele é possível fazer anotações sobre o que você está sentindo durante o seu dia dia. Além disso, ainda oferece exercícios de meditação e respiração.

Tá tudo bem?

Tá tudo bem? / Google Play
Tá tudo bem? / Google Play

O “Tá tudo bem?” é um aplicativo de prevenção ao suicídio que visa divulgar informações a respeito do tema bem como oferecer ferramentas de apoio emocional. O app foi desenvolvido pela Aline Bezzoco e está disponível para Android e iOS. Além disso, o aplicativo conta com a supervisão de um profissional de psicologia.

Então, o aplicativo dispõe de:

  • Notificações diárias de apoio emocional
  • Ferramentas de apoio, como um botão de emergência que liga automaticamente para o CVV, no telefone 188
  • Lista de razões para viver
  • Uma lista de contatos de emergência

Be Okay

Be Okay / App Store
Be Okay / App Store

O Be Okay é um aplicativo para ajudar pessoas através de técnicas calmantes que te auxiliam a lidar com a ansiedade e ataques de pânico. Nele você também consegue fazer registro das emoções, colocar fotos que te deixem bem e uma seleção de exercícios de respiração. Além disso, ainda há a possibilidade de ligar para alguém especial ou qualquer número de emergência. Também disponível para Android e iOS.

Diário – Controle de Humor (Daylio)

Diário - Controle de Humor / App Store
Diário – Controle de Humor / App Store

Disponível para Android e iOS, Diário Controle de Humor você faz o acompanhamento dos altos e baixos do seu humor, sendo possível bloquear o aplicativo com uma senha para maior privacidade. Além disso, você não precisa escrever se não quiser, pois o aplicativo possui ícones de sentimentos. 

Ligue 188

Por fim, não esqueça que o número 188 está disponível 24h para quem precisa de ajuda. Esse é o número do Centro de Valorização da Vida (CVV) para todo o território nacional, você é atendido por um voluntário e o anonimato é garantido. A ligação é gratuita e também tem o chat disponível no site.

Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Texto de Juliana Santana
LinkdIn | Instagram | Gramofone Ativo

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também