MARKETING

O que é a creator economy?

Por Rafael Villas Boas

Seta

Você já ouviu falar em creator economy?

Não é de hoje que vemos como a presença de influenciadores ou criadores de conteúdo na internet tem tido cada vez mais importância no Marketing Digital em todo o mundo. Além da facilidade, menor investimento e grande rentabilidade, esse modelo tem se aperfeiçoado cada vez mais no mercado, fragmentando diversos segmentos.

O que é creator economy?

A creator economy, nada mais é, do que um ecossistema que possibilita os criadores de conteúdo recebam ainda mais dinheiro se transformando em grandes marcas para as empresas.

Criadores de conteúdo no Brasil

De acordo com o Factworks for Meta, já existem 20 milhões de creators no Brasil e que, nos próximos anos, cerca de 1 bilhão de pessoas poderão se identificar como tal nos próximos 5 anos. Além disso, somente em 2021, o Creator economy movimentou 1,3 milhões de reais. Isso significa que a tendência é que esse valor aumente ainda mais.

No Brasil, 1 a cada 3 produtores de conteúdo usam este modelo como uma a sua principal renda, segundo uma pesquisa realizada pela Youpix. Entre eles, 54,4% se profissionalizaram, criando CNPJs e emitindo nota fiscal. Além disso, o estudo mostra que 71,3% dessas pessoas recebem, em média, um valor de R$ 2 mil à R$ 5 mil.

Big Business

Um grande exemplo de como esse modelo possui uma perspectiva sucessora no mercado é a Boca Rosa. A influenciadora tornou-se um grande sucesso no Brasil nos últimos anos. Principalmente, após o lançamento de sua marca de maquiagem; além de ser a principal figura de publicidade do seu produto.

Esse é um modelo de como apenas estamos no início desta nova revolução no mercado! O que se espera é que, neste ano, o volume de creator se tornando Big Business irá aumentar cada vez mais. Portanto, vamos nos preparar para empreender nos bastidores desta nova economia!

Gostou das dicas?

Veja mais notícias e novidades sobre Conteúdo