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6 métricas de SEO para iniciantes

Por Gabriela Leão

Seta

Tráfego orgânico

Você tem duas opções para acompanhar essa métrica: taxa de cliques ou Google Analytics. Se esses números estiverem crescendo, você tem boas notícias: sua estratégia de SEO está dando certo!

Visibilidade orgânica

Esse é o termo usado para se referir ao número de vezes em que sua maraca aparece nas ferramentas de pesquisa. Ou seja, trata-se do número de impressões.

Taxa de cliques (CTR)

Essa métrica significa que o usuário saiu do mecanismo de pesquisa, clicou no seu link e entrou no seu site. Esse termo é a relação do número de impressões com o número de cliques. Se o seu CTR for baixo, aqui vai uma sugestão: otimize a title tag e meta description para garantir que os usuários cliquem no seu link quando estiverem navegando pelo Google (ou outro mecanismo de pesquisa).

Palavras-chave

As palavras-chave são a alma do SEO! É sempre importante que você escolha os termos da melhor forma possível, de forma que elas ofereçam os melhores resultados de pesquisa.

Taxa de rejeição

Depois que o usuário chegou ao seu site, existe uma métrica para entender quanto tempo ele ficou por ali. Ou seja, podemos entender que essa pessoa não encontrou o que queria ou simplesmente não gostou do conteúdo que estava ali.

Duração Média da Sessão

O próximo passo na jornada desse usuário é entender quanto tempo ele ficou no site. Entendemos que ele não saiu logo em seguida (como na taxa de rejeição), mas quanto tempo ele permaneceu? Isso ajuda a tomar insights relevantes e entender quais páginas deixam o usuário mais tempo online.

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Essa métrica é uma relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro aplicado no seu canal ou site. A sigla significa “Return Over Investment”.

Dicas extras para SEO

Uma dúvida muito comum é: como buscar dados de tráfego orgânico dos concorrentes? A resposta é: sem ferramentas isso não é possível. Isso porque você não tem acesso aos acessos deles, correto? Mas a Semrush tem uma solução bem interessante na qual oferece uma estimativa com essas informações.

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