Psicologia do esporte é tema do Sport Drops

Psicologia do esporte é tema do Sport Drops

O episódio de hoje do Sport Drops fala sobre uma área de atuação muito importante: a psicologia do esporte. Ao lado de dois psicólogos do esporte, Henrique Carpigiani e Mario Aguilar contam tudo sobre esse segmento.

Seja qual for a modalidade esportiva, psicólogos do esporte podem atuar de forma a fornecer todo o suporte necessário. Afinal, esses profissionais fazem parte de um trabalho essencial para os atletas.

Então, se você não quer perder nenhum detalhe sobre o tema, aproveite e confira agora mais sobre esse episódio.

LEIA MAIS: WorkStars lança episódio piloto do programa Sport Drops

Psicologia do esporte

A psicologia do esporte é a especialidade que ajuda a entender como os fatores psicológicos e emocionais influenciam no desempenho esportivo, e como as práticas esportivas influenciam esses aspectos.

Por isso, o suporte emocional é parte fundamental da preparação de atletas de alto rendimento. E sobre esse tema, os nossos convidados podem falar com propriedade.

Além disso, vale ressaltar que a atividade física ou exercício físico são benéficos tanto para atletas quanto para pessoas comuns. Afinal, elas ajudam a regular o humor, melhorar o sono, reduzir ansiedade e estresse e até melhorar a capacidade cognitiva. Ou seja, influenciam tanto em nosso bem-estar físico quanto mental.

Mas, como se dá na prática a questão da psicologia do esporte em relação aos atletas? Nossos hosts e convidados abordam esses e outros temas mais a fundo neste episódio.

Eles conversam sobre fatores psicológicos de atletas e equipes, atuação profissional na saúde psíquica para contextos esportivos, campos de atuação na psicologia esportiva e muito mais.

LEIA MAIS: Sport Drops recebe triatleta Thiago Vinhal e CMO da Oakberry

Marcelo Abuchacra e Eduardo Cillo no Sport Drops

Marcelo Abuchacra é ex-tenista e especialista em Psicologia do Esporte pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento e mestre em Psicologia Experimental na PUC-SP. Atuou com diversas modalidades desde 2010, predominantemente com jogadores de futebol e tênis.

Já trabalhou com o Osasco Futsal e categorias de base da Sociedade Esportiva Palmeiras. Hoje é coordenador do departamento de Psicologia do Esporte na WBT Tênis e fundador do projeto de desenvolvimento de crianças e adolescentes no tênis chamado Tênis e Psicologia.

Já Eduardo Cillo é psicólogo do esporte desde 1996. Trabalhou com diversas modalidades, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, com destaque para equipes de futebol, seleções nacionais e Comitê Olímpico Brasileiro.

Cillo também é professor universitário e de cursos de pós-graduação, tendo concluído o doutorado em psicologia experimental pela USP, em 2011.

Somando-se ao Henrique Carpigiani, eles são sócios na Tribe Team.

Confira abaixo alguns dos momentos dessa conversa incrível sobre psicologia do esporte no SpotDrops.

Neste corte, Eduardo Cillo conta como foi sua jornada para construir sua formação na área:

 

Aqui, Marcelo Abruchacra reflete sobre o impacto das lesões em atletas profissionais:

 

Neste corte, os convidados e hosts falam sobre como o público espera pela alta performance dos atletas em cada atividade esportiva ou competição:

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leia também