Copa do mundo

Copa do mundo 2022 e o impacto nos negócios

Faltando um pouco mais de dois meses para o início da Copa do Mundo 2022, espera-se que o evento movimente não só as pessoas em torcida, mas todo tipo de negócio. A edição 2022 acontecerá no Catar e será a primeira com sede no Oriente Médio. Possuindo apenas 11 mil km² de extensão territorial, o pequeno país é considerado um dos mais ricos do mundo, com um PIB que chega a US$150 bilhões. 

De acordo com a pesquisa “Copa do Mundo 2022: expectativas e ações das MPEs”, realizada pelo Sebrae-SP, 81% dos pequenos negócios paulistas dizem que serão impactados. Seja de forma positiva ou negativa, o evento irá atravessar a todos. Ainda segundo a pesquisa, os segmentos que mais serão afetados pela Copa devem ser:

  • beleza e estética (100% dos respondentes)
  • indústria (93%)
  • comércio varejista (72%)
  • alimentação fora de casa (67%)

 

Copa do Mundo 2022 | Crédito: Catar/FIFA
Copa do Mundo 2022 | Crédito: Catar/FIFA

 

Impacto positivo e negativo nos negócios durante a Copa do Mundo 2022

Entre os pequenos negócios impactados, 22% dos participantes da pesquisa dizem que isso se dará de forma “muito positiva”, enquanto 36% afirmaram que será de maneira “pouco positiva”. Por outro lado, 30% dizem que será de maneira “pouco negativa” e 12% declaram que será de forma “muito negativa”.

Por outro lado, entre os que afirmam que a Copa afetará o negócio de maneira negativa, os principais motivos são: a parada do expediente para assistir aos jogos e o gasto com produtos relacionados ao evento. Além disso, o fato de que a empresa não vende, pois o estabelecimento estará fechado na hora dos jogos. 

A pesquisa foi realizada junto a 1080 MPEs paulistas no mês de maio de 2022.

 

Dicas de como pequenas e médias empresas podem ganhar dinheiro na Copa do Mundo, segundo o Sebrae 

 

Inicie pelo planejamento

 

Planeje | Crédito: Marissa Grootes
Planeje | Crédito: Marissa Grootes

 

Planeje o seu negócio com antecedência para receber mais vendas em conjunto com a necessidade de mão de obra para atender os novos clientes ou a necessidade de delivery para entrega de pedidos feitos on-line.

 

Busque um diferencial 

O empreendedor precisa saber, antes de tudo, quem é o seu público-alvo para dessa forma oferecer os produtos corretos. Além disso, eles precisam se destacar dos concorrentes, seja pelos componentes e claro pelos melhores preços.

 

Crie kits especial para a Copa do Mundo

 

Crie kits | Crédito: Vinicius "amnx" Amano
Crie kits | Crédito: Vinicius “amnx” Amano

 

Pense também na criação de combos, kits para a família, amigos e/ou casais como itens de vestuário ou mesmo itens de torcida, por exemplo.

 

Recursos

Verifique o seu estoque, o seu caixa, fornecedores, prazos, a qualidade e os valores dos produtos selecionados também.

 

Não esqueça das redes sociais!

A criatividade será sua aliada. Crie conteúdo de valor para o seu cliente e divulgue-o nos canais corretos. Interaja por meio de enquetes, stories, conteúdos com curiosidades, respostas aos comentários feitos e qualquer outra forma que pareça a cara do seu negócio.

 

Não esqueça das redes sociais | Crédito: Gustavo Ferreira
Não esqueça das redes sociais | Crédito: Gustavo Ferreira

 

E lembre-se: cuidado ao usar símbolos oficiais da Copa do Mundo de 2022 para comercialização própria.

Neste caso, é recomendável que o empreendedor faça o licenciamento da marca para obter autorização em comercializar produtos oficiais ou que o empreendedor opte por comercializar produtos que não falem e/ou mostrem símbolos e nomes oficiais, como o da FIFA, por exemplo.

Sendo assim, aproveite ao máximo as oportunidades da Copa do Mundo de futebol com um planejamento correto de estoque e a realização de investimentos calculados.

 

Quer saber sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também