Seja ao oferecer uma ideia, um serviço ou um produto, é preciso seguir um certo padrão de técnicas de vendas para que você consiga conquistar seu cliente da melhor forma.
Conquistá-lo não é apenas ofertar algo e esperar pela compra. É todo um processo de relacionamento que vai desde o primeiro contato até a fidelização desse cliente. Todas as etapas contidas nesse meio são essenciais para um resultado positivo.
Confira a seguir as melhores técnicas de vendas para você aplicar em sua empresa!
Conhecer público-alvo
Saber exatamente com quem você está falando é, talvez, a melhor técnica de vendas que uma empresa pode ter. Essa dica também é valiosa ao utilizar o funil de vendas. Assim, você já direciona todos os seus serviços de marketing e vendas para a pessoa certa. No fim, ela terá mais probabilidades de querer conhecer seu produto.
Criar uma persona e trabalhar com esse plano durante todo o cronograma estratégico é o melhor caminho. Assim, você conhece seu cliente e pode abordá-lo da melhor forma possível.
Confira o vídeo a seguir para saber como criar a persona ideal!
Conteúdo com informações sobre o produto
É claro que o vendedor deve estar atento a toda e qualquer dúvida que o cliente tenha. Mas, às vezes, o cliente quer conhecer o produto por conta própria antes de qualquer contato com a empresa.
Para que isso seja possível, é necessário que sua empresa ofereça bons materiais e um site rico em informações para esse visitante. Dessa forma, ele poderá conhecer seu produto e se interessar ainda mais. A partir daí, terá mais disposição para iniciar o primeiro contato.
A produção de conteúdos como textos para blogs, ebooks, vídeos e infográficos se encaixa bem neste tópico. Portanto, mantenha seu site bem alimentado com informações pertinentes sobre os produtos que sua empresa oferece.
Entenda a necessidade do cliente
Conhecer a necessidade do cliente é essencial. Isso porque, a partir do momento que você sabe do que ele precisa, fará a melhor abordagem e a melhor oferta para aquele perfil.
Ajudar o cliente a entender o que ele precisa é uma técnica de venda que não pode ser ignorada. Portanto, a equipe de vendas deve estar pronta para responder todas as dúvidas e auxiliar este cliente. Esse é o momento de “vender o seu peixe”.
Mas fique atento: você deve entender, acima de tudo, do que aquele cliente precisa. Afinal, ele não pode perder o interesse no seu produto. O cliente deve compreender exatamente por que precisa dele.
Preço competitivo com o mercado
Colocar preço em um produto ou serviço pode ser complicado. Às vezes, você analisa a qualidade do que está oferecendo e acha que, por considerar aquilo algo muito valioso para sua empresa, deve colocar um preço alto.
No entanto, para competir com o mercado, não é esse o ponto que deve ser observado, e sim o preço do concorrente. Não há como competir com alguém que está oferecendo um preço muito mais em conta por um produto parecido.
Por isso, é necessário fazer uma análise de todos os seus concorrentes e disponibilizar um preço que esteja de acordo com a necessidade de seu cliente e também em comparação aos oferecidos por outras empresas.
Senso de urgência
Essa técnica de venda é relacionada a gatilhos mentais. Dessa forma, você apresenta para o cliente a necessidade que ele tem de consumir aquele produto o mais rápido possível. Isso faz com que ele próprio tenha o senso de urgência e veja o quanto precisa de seus serviços.
Foco em clientes e recompra
Conquistar um cliente novo é difícil, mas apostar em clientes existentes é uma técnica de venda mais que válida. A probabilidade de uma pessoa voltar a fazer negócio com você caso seu produto seja satisfatório é muito grande.
Não esqueça dos novos leads, mas aprenda a investir também nas pessoas que já fecharam negócio anteriormente. Além de diminuírem o processo da venda, elas também podem se tornar clientes fiéis e manter um bom relacionamento com a empresa.
Interaja com seu lead
Para que o cliente tenha total confiança no seu produto, ele vai ter que confiar em sua empresa também. Isso é essencial para manter um bom relacionamento durante e após a venda.
Por fim, entenda as necessidades de seu lead, pergunte a ele sobre suas dúvidas. Se mostre disposto a tentar resolver qualquer problema que possa aparecer pelo caminho.
Tenha confiança
Mostre ao cliente que você tem confiança ao falar de seu produto. Esse é um fator chave para que ele próprio tenha confiança em você e na empresa.
Logo, a equipe de vendas deve se mostrar preparada e realçar que entende do assunto e não somente está lendo um script ou algo do tipo. Afinal, é preciso conhecer o produto de todas as formas antes de oferecê-lo a um cliente.
As etapas de vendas
Além dessas dicas, é preciso completar todas as etapas e aplicá-las no momento certo para que sua empresa consiga conquistar o cliente no final. As quatro fases presentes no infográfico a seguir devem ser seguidas na ordem correta, utilizando as ferramentas necessárias.
Confira:
Conclusão
Para obter bons resultados com seus clientes, é preciso seguir as melhores técnicas de vendas utilizadas no mercado. Desde a relação com o cliente até o bom conhecimento com o produto, aplicar essas dicas farão com que sua marca seja valorizada no mercado
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