NEGÓCIOS
Por Juliana Pereira
17 de Junho de 2022
O mês de junho é marcado por uma data importante de celebração e reconhecimento. O dia 28 de junho tornou-se uma data mundialmente comemorada, pois celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A princípio, no dia 28 de junho de 1996, ocorreu a então conhecida como “ Revolta de Stonewall”, em Nova York, em protesto contra a violência policial contra gays, fundando uma movimentação poderosa que resiste até hoje. Empresas de diversos segmentos tornam-se aliadas a essa luta. Porém, não basta somente adicionar a bandeira LGBTQIA+ no avatar nas redes, ser aliado a causa vai muito além. Dar visibilidade em campanhas e cargos de destaque dentro das empresas, colaboram para mudar estatísticas.
O Lacrei é o primeiro portal criado para reunir e fortalecer, em um só lugar, a inclusão de saúde, jurídica e psicossocial de pessoas LGBTQIA+. A plataforma conecta a comunidade LGBTQIA+, sempre com respeito às singularidades de cada pessoa – a profissionais de saúde, com advogados e empresas preparadas para nos atender com segurança e qualidade.
A Natura é uma grande aliada da comunidade LGBTQIA+. Ano passado, a marca lançou o movimento ‘soumaisdoquevcvê’ que prevê mais ações entre as marcas do conglomerado de estética. A primeira foi feita pela Natura e mostra a realidade e o sentimento da comunidade LGBTQIA+ sobre a intolerância e os julgamentos que ainda estão presentes na sociedade.
Nhaí é uma agência de inovação do entretenimento e marketing, com foco na diversidade, desenvolvendo projetos customizados para marcas e organizações. Nascido em 2021, o Nhaí foi fundado pela paulistana e cantora Raquel Virginia, a ideia para o negócio surgiu quando a artista virou empresária, em 2019.
A Camaleao.co pretende ser a parceira ideal das empresas em prol da diversidade e inclusão dos LGBTQIA+ em seus espaços e processos. Além de fazer a ponte entre perfis da comunidade e as posições disponíveis nas companhias, a startup também promete criar soluções conjuntas para que os negócios se tornem de fato mais inclusivos e coloridos no seu dia a dia.
Por fim, sendo uma pioneira no segmento, a TODXS é uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão de pessoas LGBTQIA+ na sociedade com iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança. Seu trabalho consiste na coleta de dados e o seu posterior processamento e tradução, a fim de criar iniciativas direcionadas para três pilares: Sociedade, Governo e Empresas. Dessa forma, a startup pretende atingir a sua missão de empoderar a comunidade, educar a sociedade e transformar o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo e livre da discriminação.