Negócios que levantam a bandeira LGBTQIA+ | Arte por Moacir Alves

5 negócios que levantam a bandeira LGBTQIA+

O mês de junho é marcado por uma data importante de celebração e reconhecimento. O dia 28 de junho tornou-se uma data mundialmente comemorada, pois celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A princípio, no dia 28 de junho de 1996, ocorreu a então conhecida como “ Revolta de Stonewall”, em Nova York, em protesto contra a violência policial contra gays, fundando uma movimentação poderosa que resiste até hoje. 

Essa data tão significativa, simboliza o início de uma luta da comunidade pelos seus direitos. Desde então, ela vem conquistando mais espaço na sociedade. A sigla LGBTQIA+ é resultado de uma evolução do movimento que representa e busca lutar por pelos direitos básicos de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais ou transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e o símbolo de “mais” para abrigar todas as demais orientações sexuais e identidades de gênero que existem.

 

Bandeira LGBTQIA+ | Crédito: Mercedes Mehling
Bandeira LGBTQIA+ | Crédito: Mercedes Mehling

 

Empresas de diversos segmentos tornam-se aliadas a essa luta. Porém, não basta somente adicionar a bandeira LGBTQIA+ no avatar nas redes, ser aliado a causa vai muito além. Dar visibilidade em campanhas e cargos de destaque dentro das empresas, colaboram para mudar estatísticas. Afinal, o Brasil segue na triste liderança do ranking de países que mais matam pessoas trans do mundo: somente em 2020, 175 travestis e mulheres transexuais foram assassinadas no país.

Isso indica uma alta de 41% em comparação a 2019, ano em que foram registradas 124 mortes, o que mostra que a transfobia está cada vez mais latente na sociedade brasileira. Indo na contramão, buscando ser, muitas vezes, mais que aliados, mas totalmente direcionados a comunidade LGBTQIA+, negócios apostam na luta pela diversidade, destacando a importância econômica de se investir neste público. Vamos conhecer!  

Negócios que levantam a bandeira LGBTQIA+:

 

Portal Lacrei

 

Portal Lacrei | Crédito: Portallacrei.com.br/
Portal Lacrei | Crédito: Portallacrei.com.br

 

O Lacrei é o primeiro portal criado para reunir e fortalecer, em um só lugar, a inclusão de saúde, jurídica e psicossocial de pessoas LGBTQIA+. A plataforma conecta a comunidade LGBTQIA+, sempre com respeito às singularidades de cada pessoa – a profissionais de saúde, com advogados e empresas preparadas para nos atender com segurança e qualidade.

A plataforma facilita o contato e a informação para que pessoas LGBTQIAP+ possam encontrar, de forma prática e segura, serviços profissionais, acolhedores e inclusivos, de forma fácil e digital. A Lacrei, possui profissionais e empresas falam a língua da comunidade e escutam o que você tem a dizer.

Além disso, os usuários possuem acesso a uma rede de empresas inclusivas e acolhedoras que oferecem oportunidades de empregos.

 

Natura

 

A Natura é uma grande aliada da comunidade LGBTQIA+. Ano passado, a marca lançou o movimento ‘soumaisdoquevcvê’ que prevê mais ações entre as marcas do conglomerado de estética. A primeira foi feita pela Natura e mostra a realidade e o sentimento da comunidade LGBTQIA+ sobre a intolerância e os julgamentos que ainda estão presentes na sociedade. 

O filme mostra muito além da representatividade dessas pessoas, e explica a importância e pluralidade de todos que fazem parte da comunidade. A narração ficou por conta da cantora Liniker, que também está presente no filme publicitário.

 

Nhaí

Logo Nhaí | Reprodução
Logo Nhaí | Reprodução

 

Nhaí é uma agência de inovação do entretenimento e marketing, com foco na diversidade, desenvolvendo projetos customizados para marcas e organizações. Nascido em 2021, o Nhaí foi fundado pela paulistana e cantora Raquel Virginia, a ideia para o negócio surgiu quando a artista virou empresária, em 2019. 

A startup já trabalhou com grandes marcas como Pepsico, Doritos, Grupo Heineken, Ambev, Avon e Amazon Prime Video.

 

Camaleao.co

Camaleao.co logo | Reprodução
Camaleao.co logo | Reprodução

 

A Camaleao.co pretende ser a parceira ideal das empresas em prol da diversidade e inclusão dos LGBTQIA+ em seus espaços e processos.

Além de fazer a ponte entre perfis da comunidade e as posições disponíveis nas companhias, a startup também promete criar soluções conjuntas para que os negócios se tornem de fato mais inclusivos e coloridos no seu dia a dia.

 

TODXS

 

TODXS logo | Google play
TODXS logo | Google play

 

Por fim, sendo uma pioneira no segmento, a TODXS é uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão de pessoas LGBTQIA+ na sociedade com iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança.

Seu trabalho consiste na coleta de dados e o seu posterior processamento e tradução, a fim de criar iniciativas direcionadas para três pilares: Sociedade, Governo e Empresas. Dessa forma, a startup pretende atingir a sua missão de empoderar a comunidade, educar a sociedade e transformar o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo e livre da discriminação.

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkdIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também