O que é Frota compartilhada? - Crédito: Ruffa Jane Reyes

Frota compartilhada: entenda o que é e como funciona

Se locomover para o trabalho, resolver problemas do dia a dia e realizar outras atividades exigem, muitas vezes, meios de transporte. Muito se popularizou as bicicletas e patins compartilhados pelas cidades de todo país. Mas você já imaginou essa modalidade compartilhada com carros? Com a frota compartilhada agora é possível. 

Além de ajudar o meio ambiente e diminuir o número de carros na rua, pode funcionar para empresas também. Vamos entender melhor como funciona? 

 

A ideia de frota compartilhada está cada vez mais em pauta. - Crédito: John Matychuk
A ideia de frota compartilhada está cada vez mais em pauta. – Crédito: John Matychuk

 

O que é frota compartilhada? 

Atualmente, existem várias formas de possuir um carro. Um financiamento, aluguel ou até mesmo um carro por assinatura, são grandes exemplos de possibilidades. 

Contudo, dentro das possibilidades, o veículo é negociado como um bem e não como um serviço. Em outras palavras, o que acontece é que você financia, aluga ou assina um carro que, na verdade, passa a maior parte do tempo na garagem. Por outro lado, a ideia da frota compartilhada é que você tenha acesso ao carro durante o período que você precisa, seja por algumas horas ou um dia inteiro. 

Dessa forma, as plataformas de frota compartilhada possibilitam a facilidade de acesso das pessoas ao carro, sem que elas precisam possuir um carro próprio.

 

Como funciona?

Como citamos acima, as bicicletas compartilhadas são um grande exemplo de como funciona o sistema de frotas. Primeiramente, é instalado um equipamento no carro que permite que os usuários tenham acesso ao carro. Em seguida, é feito um cadastro, normalmente em um aplicativo, das pessoas que podem utilizar o veículo.

Dessa maneira, os usuários cadastrados conseguem abrir o carro utilizando o próprio aplicativo, quando chegar seu horário de reserva. Então, é necessário dar aquele check no carro e reportar ao app qualquer problema que o carro tenha como arranhões, riscos ou qualquer problema. 

Por fim, o usuário pega a chave, em algum compartimento do carro, geralmente  fica no porta luvas, e pode usar o carro durante o tempo que ela reservou. Além disso, esse serviço é muito versátil, pois funciona para pessoas físicas e empresas.

 

Frota compartilhada é praticar uma agenda sustentável - Crédito: Scottie Scheid
Frota compartilhada é praticar uma agenda sustentável – Crédito: Scottie Scheid

 

Vantagens de possuir uma frota compartilhada: 

Quanto mais pessoas compartilharem um carro, menos carros estarão nas ruas e estradas. Quanto menos carros houver, menores serão as emissões de poluentes. Ou seja, e melhor aproveitamento do espaço urbano​. Então, esse modelo é um grande amigo do meio ambiente. 

Muitas empresas que trabalham com a sua própria frota enfrentam a paralisação dos seus veículos, que após uma entrega retornam para o galpão vazios. Sendo assim, a frota compartilhada, coloca esses veículos a disposição para embarcar cargas de empresas parceiras, seja na ida ou no retorno de uma rota. 

A frota compartilhada permite ao usuário aproveitar todas as vantagens de um veículo sem precisar ter os custos de proprietário. Sendo assim, as dores de cabeça com burocracia não existem

 

Quer saber mais dicas sobre o mundo dos negócios?

Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leia também