diferentes gerações CONAREC 2023

Como atender e encantar diferentes gerações? CONAREC 2023

Como atender e encantar diferentes gerações? Essa foi a questão debatida por Talita Lombardi, fundadora da WorkStars e WorkStars Estúdio, em seu painel no CONAREC 2023, evento executivo do Grupo Padrão

No maior evento de Customer Experience da América Latina, Talita conversou com grandes executivos sobre as particularidades e dificuldades de lidar com públicos de diferentes gerações. 

Esta edição do CONAREC 2023 foi a maior de todos os tempos, com mais de 10.000 participantes, 150 CEOs presentes e 300 palestrantes.

 

Talita Lombardi mediando painel no CONAREC 2023
Talita Lombardi mediando painel no CONAREC 2023

 

Além disso, o evento contou com 6 arenas de apresentação e mais de 100 painéis diferentes.

A empreendedora entrevistou Alexandre Biancamano, diretor de marketing do grupo Iguatemi, Leandro Martini, especialista em CX e vendas do Zoom na América Latina, Luciana Bulau, diretora de marketing da Sadia, Luiz Menezes, fundador da Trope e Maria Carolina Mendes, gestora do atendimento ao cliente na Portobello Shop

 

Qual é o maior desafio para eles, se falando em geração?

Luiz lidera a Trope, consultoria de geração Z, e deixa a dica para outros empreendedores:

“É importante entender que os hábitos de comportamento de consumo da geração Z brasileira diferem de outras pesquisas, por exemplo, da China e dos Estados Unidos. O nosso contexto socioeconômico impacta diretamente na percepção em como essa geração lida com as marcas no Brasil.“

Lucia tem o grande desafio de fazer marketing para diferentes gerações, sendo de uma marca como a Sadia. Ela contou como lida com isso:

“Eu acho que o marketing atual é o da segmentação. Então você tem que manter a essência da marca, saber muito bem quais são as suas fortalezas. E elas tem que ser reconhecíveis em tudo que você faz, mas para cada produto é uma linguagem, é uma plataforma, acho que esse é o segredo do sucesso.”

“A Iguatemi tem 16 shoppings. Então, são diferentes mercados e em diferentes momentos. Então, eu acho que o grande desafio é entender, conhecer. A gente também passa por esse desafio com as diferentes gerações”, conta Alexandre, que cuida do marketing da Iguatemi. 

 

Painel Atendimento de diferentes gerações - CONAREC 2023
Painel – Atendimento de diferentes gerações/CONAREC 2023

 

Como atender e encantar diferentes gerações?

Alexandre compartilhou um case de sucesso:

“Há um ano e meio atrás, a gente já estava em conversa com a Mattel, por exemplo, pra criação de um projeto específico. A gente fez um licenciamento de Barbie pra uma uma experiência no JK Iguatemi. Foram mais de 75 mil pessoas que visitaram essa exposição em um período de dois meses e meio.” 

“A gente tem uma particularidade de dificuldades, já que nós temos dois grandes públicos, o cliente final, quando ele decide reformar, decorar a sua casa, e também o especificador, o arquiteto, o engenheiro, os designs de interiores”, descreve Maria Carolina.

Já Leandro, da Zoom, conta como foi unificar a plataforma para diferentes gerações:

“Aconteceu essa união muito grande durante a pandemia, que foi justamente todo mundo ligando o Zoom. Todas as gerações usando a mesma plataforma, a mesma interface e a gente teve que se adaptar de algumas formas para atender todos esses públicos.”

Luiz exemplificou essa solução com seu case do Itaú, trabalho em que a Trope fez um rejuvenescimento para a marca, que é mais conectada com os baby boomers, geração X e millenials:

“Foi um processo realmente muito qualitativo, muito de escutar essas novas gerações, trazer pessoas que estão ali como consumidores, que não necessariamente gostam da marca, mas que saibam identificar essas construções.”

 

Os participantes compartilharam suas soluções

Lucia, da Sadia, relatou como são essas mudanças com produtos alimentícios:

“Tem muito produto que hoje em dia eu preciso fazer pra pessoa comer na mão. Vocês viram o lançamento do Hot Bowls da Sadia? É pra isso, pra essa geração que não quer sair do game, que não tem mesa na sala, não quer sujar louça.”

Maria Carolina cita um aprendizado importante nesse quesito:

“A gente começa a perceber que o poder de decisão e o poder de escolha, estão cada vez mais atrelados a experiência de relacionamento que o cliente teve. Independente da geração, isso ultrapassa a barreira e deve ser considerado.”

 

Guia de gerações

Para você que não tem certeza a qual geração pertence, aqui vai uma colinha:

  • Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964.
  • Geração X: nascidos entre 1965 e 1980.
  • Geração Y ou Millenials: nascidos entre 1981 e 1996.
  • Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010.
  • Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.

 

Spoiler: VLOG CONAREC 2023

Sim, além de fazermos vários conteúdos sobre o painel e o próprio evento, gravamos vários insights com os que estavam no painel, mas também tivemos furo com o Serginho Malandro e claro, o Roberto Méier, fundador do Grupo Padrão.

A Talita conduziu o vídeo, junto com toda equipe WorkStars Estúdio e claro, a Karen Correia foi uma das apresentadoras do conteúdo rico gerado no CONAREC 2023!

Os textos sairão a cada dois dias e o Vlog na próxima segunda-feira dia 25/09, aniversário da nossa fundadora, Talita Lombardi.

 

Karen no CONAREC 2023
Karen no CONAREC 2023

 

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