compartilhamento de carros

Serviços de compartilhamento de carros

Foi-se o tempo em que sonhávamos em ter um carro próprio para locomoção. Hoje em dia, encontramos no mercado algumas empresas que oferecem serviços de compartilhamento de carros, com diferentes modelos, como um novo meio de mobilidade.

Mas, afinal, como são esses serviços? quais são os modelos? Se essas são as suas dúvidas, então continue a leitura para saber mais sobre essa novidade, que está impactando a mobilidade urbana mundial.

 

Como são os serviços de compartilhamento de carros

Obviamente, se você mora, ou morou, em alguma grande metrópole do Brasil, provavelmente, alguma vez no seu dia a dia, avistou pelas ruas às “TemBicis” – famosas bicicletas compartilháveis do Itaú. Com esse serviço, qualquer pessoa pode locar uma bike por algumas horas e devolver na estação mais próxima do seu destino.

Mas, você deve estar se perguntando: qual a relação das bicicletas com os serviços de compartilhamento de carro?

Basicamente, a proposta das duas categorias é contribuir para uma mobilidade urbana mais sustentável e eficaz. A única diferença são os meios de transporte. Enquanto uma usa bicicleta, o outro compartilha carro.

No entanto, não pense que o sistema é igual. No que refere-se às locações de carros, dependendo da empresa que você utilizar, o modelo de compartilhamento pode ser diferente. Vamos saber quais são esses modelos? Então continue a leitura do artigo.

 

compartilhamento de carros
Um serviço que torna a mobilidade urbana mais eficaz e sustentável | Foto de Cottonbro studio no Pexels

 

Leia também: Tecnologias sustentáveis na indústria do automóvel

 

Modelos de compartilhamento de carros 

Atualmente, encontramos no mercado 3 tipos de modelos. São eles: Free-floating, Round Trip e Oneway.

Free-Floating

O primeiro e muito utilizado pelos patinetes elétricos que havia em São Paulo, o modelo Free-Floating. Basicamente, é você pegar o carro em uma garagem ou estacionamento e devolver em qualquer lugar da cidade, seja ele o seu destino final ou não.

É um modelo bastante eficiente, visto que as pessoas não precisam ir até um local reservado para, simplesmente, encerrar o uso do serviço.

Round Trip

Em seguida temos o Round Trip. Esse modelo é um pouco mais engessado, visto que sempre que você alugar um carro, terá que devolver na base/estação que retirou. É um modelo que pode pesar um pouquinho no bolso, já que você estará usando o serviço, até a devolução do veículo no local em que alugou.

One Way

O último modelo é o One Way. Toda vez que você for utilizar um serviço de compartilhamento de carros, você terá opção de devolver o veículo em outra estação. No caso, o local de devolução é previamente definido, e você pode selecionar o mais próximo do seu destino.

É um modelo bastante eficaz, mas que não vai te deixar na porta do seu compromisso. Outro ponto a ser mencionado é que, diferente do Round Trip, você não terá que voltar ao local de retirada, economizando alguns centavos de dinheiro.

 

compartilhamento de carros
Existem 3 modelos no sistema de compartilhamento de carros | Foto de JÉSHOOT no Pexels

 

Leia também: Carros elétricos: como funcionam, tipos e mais

 

Empresas que oferecem compartilhamento de carros

Agora que você já sabe como funciona e quais são os modelos, vamos conhecer algumas empresas que oferecem esse serviço? Acompanhe abaixo:

 

Turbi

A Turbi é uma locadora de veículos 100% digital. Através de um aplicativo, a empresa oferece aos seus clientes uma frota de carros espalhados por toda São Paulo para que eles possam alugar para a locomoção.

O modelo utilizado pela locadora é o Round Trip. Ou seja, o local que você alugou é o mesmo que terá que devolver o carro.

Em relação a combustível, não se preocupe! Você não precisará tirar um real do bolso; isso porque todos os veículos da empresa contam com um cartão para o abastecimento.

O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS.

 

IturanMob

A joint venture (consórcio, em tradução livre), da Ituran com a MobLab, também oferece serviços de compartilhamento de carros. Diferentemente da sua concorrente, a empresa utiliza o modelo One Way. Então, você pode alugar o veículo em um determinado lugar e devolver em outro previamente definido.

Além disso, a IturanMob também atua no modelo B2B, disponibilizando seus serviços para outras empresas e até para condomínios. Vale ressaltar que o app ainda conta com a opção de carona, caso algum usuário queira oferecer a outro colaborador.

O serviço da IturanMob atende pessoa física, jurídica e empresas.

 

Joycar

A Joycar é uma startup do espaço de inovações do Itaú, que atua com o sistema de compartilhamento de carros corporativos.

A companhia não oferece somente o aluguel de carros. Ela também fornece, juntamente com o serviço, um sistema completo com dashboards, go live e acompanhamento de toda a operação para as empresas.

 

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também