Mobilidade urbana inteligente: o que é e seus objetivos?

A mobilidade urbana inteligente é uma pauta importante no mundo todo. Hoje em dia existem muitas alternativas tecnológicas que permitem nos locomover pelas cidades, estados e países de uma forma facilitada. Entretanto, se engana quem pensa que esse conceito aborde somente a inclusão de transportes em massa; ela também precisa de inteligência social e sustentabilidade.

Pensando nisso, vamos abordar neste artigo o conceito de uma mobilidade urbana mais inteligente, bem como seus funcionamentos e o papel da sociedade nessa pauta. São questões sociais e sustentáveis importantes para o século atual. Boa leitura!

 

O que é mobilidade urbana inteligente?

Quando falamos de mobilidade urbana, o primeiro pensamento que vem à cabeça são os grande transportes em massa como ônibus, aviões e barcos. Todas essas tecnologias foram criadas com o intuito de facilitar a locomoção das pessoas. Entretanto, com o aumento vertiginoso da população mundial, essa pauta se mostra cada vez mais desafiadora.

Mas quais são esses desafios? Hoje em dia, assim como muita gente, várias empresas estão preocupadas com a sustentabilidade. Se por um lado ter um veículo particular é bom, por outro não podemos esquecer de mencionar os danos que esses automóveis podem causar.

Por isso, a importância da existência de projetos que visam uma mobilidade mais inteligente. Essas soluções podem ser tanto na infraestrutura das cidades, como também no oferecimento de alternativas de locomoção que causam menos danos ao meio ambiente.

Uma das alternativas mais famosas e que praticamente quase todas as cidades do mundo possuem são os metrôs. Esses transportes ferroviários conectam as cidades de uma maneira inteligente e sem causar aumento no transito urbano.

De acordo com dados da CPTM, o sistema metroviário de São Paulo transporta mais de 5 milhões de passageiros por dia. Se pensarmos em uma analogia hipotética, podemos dizer que o metrô compensou cerca de 5 milhões de carros na rua. Ou seja, menos carros, menor a poluição.

Além disso, não podemos esquecer de mencionar que a mobilidade não se refere somente aos transportes elétricos. Garantir uma calçada acessível a cadeirantes, ciclovias para ciclistas e programas de carona compartilhada também fazem parte dessa inteligência.

 

 

Metrô | Rudy and Peter Skitterians no Pixabay
Metrô | Rudy and Peter Skitterians no Pixabay

Quais são os objetivos de se ter uma mobilidade urbana inteligente? 

Os objetivos de uma mobilidade inteligente é oferecer aos cidadãos meio de locomoções econômicos, sustentáveis, inclusivos e que ajude a diminuir os trânsitos caóticos das grande cidades. Além disso, esse conceito também auxilia, além da diminuição de poluentes e trafego, no bem-estar da população, implementando soluções diversas como ciclo faixas e teleféricos.

 

Na prática: como ela funciona?

Muitos dos exemplos citados acima são trabalhadas pelo poder público. O próprio metrô de São Paulo é um infraestrutura governamental. Entretanto, quando falamos no amplo espectro, a iniciativa privada também atua com uma parte. Por exemplo, uma das empresas mais famosas de carona no mundo, a Uber, oferece a opção de corridas compartilhada como solução de mobilidade sustentável.

Aliás, não podemos esquecer de mencionar que a Uber vem trabalhando para se tornar, até 2040, um serviço com zero emissões de carbono.

Ainda no poder privado, em São Paulo, o Banco Itaú oferece aluguel de bicicletas. Uma maneira de locomoção limpa e que pode ser pega em uma estação da Itaú e deixada em outra.

 

 

mobilidade urbana inteligente
Bicicletas Itaú | Tembici

 

 

O futuro da mobilidade urbana 

Podemos dizer que o futuro da locomoção urbana é a sustentabilidade. As pessoas estão mais preocupadas com o planeta. Tendo em vista isso, muitas empresas automobilísticas estão começando a produzir carros híbridos ou elétricos.

Além disso, para apoiar ainda mais essas iniciativas sustentáveis, algumas prefeituras, como por exemplo, a de São Paulo, vão conceder descontos no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para as pessoas que tiverem um carros híbridos ou elétricos.

O que você espera da mobilidade no futuro? Conta para a gente aí nos comentário.

 

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também