MARKETING

Como apresentar um videocast ou podcast?

Por Talita Lombardi

Existem diversos perfis de pessoas que querem gerar esse tipo de conteúdo. Então, entenda qual será o seu papel: ensinar, compartilhar, mediar, aprender, instigar, ser o piadista, o host, co-host, etc.

Preparação para apresentar um Videocast

É fundamental ter um tema, um nicho, um caminho a seguir, de como esse conteúdo será explorado.  Para isso temos algumas ferramentas, quando se trata de levar convidados:

– Ter a mini bio do convidado e estudá-lo, olhando informações em suas redes sociais e ou artigos da pessoa online; – Elaborar um resumo com dados do que será falado ou mesmo, cases que possam ajudar no diálogo;

– Preparação de um roteiro com perguntas, isso será uma base apenas, se a conversa com algum tópico não render muito; – Fazer um teste do projeto no estúdio de videocast que você escolheu (o nosso, né?).

Apresentar um videocast é bater um papo?

Primeiramente, essa é uma coisa importante de se abordar. Apresentar um videocast é e não é bater um papo, vamos entender mais desse formato. Será um bate papo sim, mas o objetivo é falar sobre um tema, assim você conduzirá isso da melhor forma.

Coisas importantes: – Na abertura, fale 3 ou 4 características do convidado e já comece a conversa quebrando um gelo; – Já comece com uma pergunta relevante, não precisando assim, pedir para o convidado se apresentar, isso é um pouco “chato” para o público;

– Dê a sua opinião/experiência sobre o que foi respondido pelo convidado, mas que tenha a ver com o que foi dito, né? – Mescle entre olhar para a câmera e quem está com você na mesa. Sim, é um videocast, então a público gosta de interação e essas horas são ótimas para CTAs;

– Faça CTAs, sim! Chame a qualquer momento a pessoa para se inscrever, para mandar perguntas, seguir em outra rede social, não é só no final que se faz isso, pois a retenção não é alta de videocast.

Gostou das dicas?

Veja mais notícias e novidades sobre Produção