Como apresentar um videocast ou podcast?

Como apresentar um videocast ou podcast?

Chegou a hora de saber como apresentar um videocast ou podcast! Essa, tem sido uma demanda interessante que tem surgido em nossa produtora de video aqui em São Paulo.

Por isso, vou abrir aqui para vocês como me preparo e como tenho ajudado novos apresentadores que estão usando nosso estúdio para transmitir seu videocast. Pode contar comigo sempre pessoal!

 

Vamos lá: apresentar videocast e podcast é muito parecido, mas o que muda mesmo, é a edição.

Os editores de podcast tendem a não deixar silêncio e apelam bastante à efeitos sonoros, por isso, eles pegam os arquivos de áudio e editam separadamente.

Essa é a razão que indicamos que diversos clientes façam a edição de vídeo separada do que vai para o Youtube ou o que vai para o Spotify.

 

Preparação para apresentar um Videocast

Existem diversos perfis de pessoas que querem gerar esse tipo de conteúdo.

Então, entenda qual será o seu papel: ensinar, compartilhar, mediar, aprender, instigar, ser o piadista, o host, co-host, etc.

 

Vamos falar aqui do perfil principal: o Host, que é quem apresenta o videocast.

Acho que é fundamental ter um tema, um nicho, um caminho a seguir, de como esse conteúdo será explorado. Para isso temos algumas ferramentas, quando se trata de levar convidados:

  • Ter a mini bio do convidado e estudá-lo, olhando informações em suas redes sociais e ou artigos da pessoa online;
  • Elaborar um resumo com dados do que será falado ou mesmo, cases que possam ajudar no diálogo;
  • Preparação de um roteiro com perguntas, isso será uma base apenas, se a conversa com algum tópico não render muito;
  • Fazer um teste do projeto no estúdio de videocast que você escolheu (o nosso, né?).

 

Por que fazer um teste do videocast?

No piloto de um videocast, você normalmente, já leva um convidado. Mas, se esse piloto não der certo, você perderá a chance de compartilhar esse conteúdo.

Então, alugue o estúdio com uma horinha a mais, leve alguém conhecido e faça um teste. Veja como é falar para as câmeras, seu melhor ângulo, improvise um jargão.

Assim, seu desempenho na hora da gravação será melhor e claro, deixe para fazer ao vivo depois de ter mais confiança de apresentar um videocast.

 

Apresentar um videocast é bater um papo?

Primeiramente, essa é uma coisa importante de se abordar. Apresentar um videocast é e não é bater um papo, vamos entender mais desse formato.

Será um bate papo sim, mas o objetivo é falar sobre um tema, assim você conduzirá isso da melhor forma.

Coisas importantes:

  • Na abertura, fale 3 ou 4 características do convidado e já comece a conversa quebrando um gelo;
  • Já comece com uma pergunta relevante, não precisando assim, pedir para o convidado se apresentar, isso é um pouco “chato” para o público;
  • Dê a sua opinião/experiência sobre o que foi respondido pelo convidado, mas que tenha a ver com o que foi dito, né?
  • Mescle entre olhar para a câmera e quem está com você na mesa. Sim, é um videocast, então a público gosta de interação e essas horas são ótimas para CTAs;
  • Faça CTAs, sim! Chame a qualquer momento a pessoa para se inscrever, para mandar perguntas, seguir em outra rede social, não é só no final que se faz isso, pois a retenção não é alta de videocast.

 

Leia também:

Como produzir um videocast ou podcast?

Checklist de videocast: tudo para não errar

 

Como escolher os convidados?

Antes de apresentar videocast, é preciso escolher os convidados. E diversas vezes é muito difícil, mas não desanime, vai rolar!

A primeira coisa, é pensar em pessoas do seu ciclo que você saiba que combina com o seu nicho. Por exemplo, quando fizemos o W2B Cast, eu queria falar de humor e negócios.

Com isso, chamei o Gui Santana e a Andressa Lima, conseguiu a Vera Ronzella. Fizemos uma “grande festa” na gravação do videocast.

Então, nosso papel foi cumprido com o tema e os convidados.

 

Criando personagens com Gui Santana e Vera Ronzella no W2B Cast - WorkStars
Criando personagens com Gui Santana e Vera Ronzella no W2B Cast – WorkStars

 

Depois, fomos falar de SEO, convidamos então o gerente de marketing da SEMRUSH, maior plataforma do mundo de otimização, o Erich então, convidou a Carol, uma parceira deles para participar.

E assim, convidados que se combinam de alguma forma, irão ajudar nas abordagem que você irá fazer durante o programa e para o seu público alvo.

Além disso, temos diversos exemplos, pois escolhi sempre uma temática a partir de um convidado principal, mas na hora da gravação, os dois eram os principais.

Fazer um podcast ou videocast é muito do relacionamento que você tem! Se você ainda não tem, comece sozinho, chame amigos para fazerem parte e aos poucos vá introduzindo convidados em um novo episódio.

 

É isso gente! O ideal é buscar uma ótima plataforma de streaming para compartilhar seu conteúdo, vale a pena fazer uma geral e descobrir as melhores oportunidades no dia a dia.

 

Quer saber sobre o mundo de conteúdo?

Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também