É fato que o TikTok se tornou uma das plataformas de mídia social mais populares, especialmente entre os jovens, com seu formato de vídeos curtos e criativos. Por isso, continue nessa página pare ter acesso a um completo passo a passo para usar o TikTok como estratégia na sua empresa!
Para empresas, o TikTok oferece uma oportunidade única de alcançar um público vasto e engajado. Afinal, 90% dos usuários da rede entram nela todo dia e um usuário médio do TikTok gasta cerca de 850 minutos por mês assistindo vídeos! Aqui está um guia sobre como usar o TikTok para empresas:
Passo 1: Criação e otimização do perfil
Crie uma Conta no TikTok:
- Baixe o aplicativo TikTok e inscreva-se com um e-mail de trabalho ou número de telefone.
- Converta sua conta para uma Conta Pro acessando “Gerenciar Conta” e selecionando “Mudar para Conta Pro”. Isso dá acesso a análises detalhadas e ferramentas adicionais.
Complete seu Perfil:
- Foto de Perfil: Use o logotipo da sua empresa.
- Biografia: Escreva uma biografia clara e rápida que descreva o que sua empresa faz. Inclua um link para o seu site ou até um link tree com acesso a diversas redes sociais.
- Link de Perfil: Usar a ferramenta de clicar no logo do Instagram e direcionar diretamente para a página da empresa.
Passo 2: Conheça a plataforma
Explore e Interaja:
- Passe algum tempo explorando o conteúdo no TikTok para entender o tipo de vídeos que fazem sucesso.
- Siga influenciadores e outras marcas para ver como eles usam a plataforma.
Tendências e Desafios:
- Fique de olho nas tendências e desafios populares. Participar de trends que estão em alta pode aumentar a visibilidade de sua marca.
- Use músicas em alta para o engajamento ser maior.
No podcast Pensando em Conteúdo, aqui da Central do Conteúdo, nós temos um episódio que fala do porque usar TikTok na estratégia da empresa com diversos insights e dicas sobre o assunto. Assista clicando abaixo:
Passo 3: Criação de conteúdo
Vídeos Curtos e Criativos:
- Por mais que exista a opção de conteúdos de até 3 minutos, e para algumas contas, até de 10 minutos, o ideal é que os vídeos no TikTok tenham entre 15 a 60 segundos. A chave aqui é ser direto e criativo.
- Além das músicas em alta, use efeitos especiais do próprio aplicativo e faça edições rápidas no CapCut, que é um aplicativo fácil e intuitivo. Assim, seus vídeos se tornam mais atraentes.
Conteúdo Autêntico:
- Mostre o lado humano da sua empresa. Vídeos dos bastidores, histórias dos funcionários e processos de produção podem criar uma conexão autêntica com o público. Mas lembre-se sempre do seu público alvo!
Passo 4: Engajamento com a comunidade
Interaja com os Seguidores
- Responda aos comentários nos seus vídeos.
- Siga e interaja com outros criadores de conteúdo.
- Crie e participe de desafios usando hashtags populares. Incentive seus seguidores a criar conteúdo usando sua hashtag de marca.
Parcerias com Influenciadores:
- Colabore com influenciadores que têm um público alinhado com o seu. Eles podem ajudar a promover sua marca de maneira autêntica e engajadora.
Passo 5: Análise e ajuste de estratégia
Use o TikTok Analytics:
- Monitore métricas como visualizações, engajamento e crescimento de seguidores.
- Identifique quais tipos de conteúdo estão performando melhor e ajuste sua estratégia conforme necessário.
Testar e Aprender:
- Experimente diferentes tipos de conteúdo, horários de postagem e abordagens criativas. Dessa forma, aprenda com os resultados e otimize sua estratégia continuamente.
Passo 6: Publicidade no TikTok
Criação de Anúncios:
- Utilize o TikTok Ads Manager para criar campanhas publicitárias.
- Escolha entre diferentes formatos de anúncio, como vídeos in-feed, brand takeovers, e hashtags patrocinadas.
Segmentação de Público:
- Defina seu público-alvo com base em dados demográficos, interesses e comportamentos.
- Use as ferramentas de segmentação para garantir que seus anúncios alcancem as pessoas certas.
- Acompanhe o desempenho dos seus anúncios e faça ajustes para otimizar os resultados.
- Experimente diferentes chamadas para ação (CTAs) para ver o que funciona melhor.
É claro que há diversas maneiras de fazer publicidade, mas no episódio de estratégias de sucesso de Marketing B2B no Pensando em Conteúdo, a especialista em marketing Thais Marques falou de como é inteligente inserir o TikTok no planejamento da empresa. Confira:
Estratégias de sucesso de Marketing B2B
O TikTok oferece uma plataforma dinâmica e envolvente para empresas se conectarem com um público jovem e ativo.
Por isso, ao seguir este guia, você pode criar e otimizar seu perfil, produzir conteúdo autêntico e criativo, engajar-se com a comunidade e usar ferramentas analíticas e publicitárias para alcançar seus objetivos de negócios.