MARKETING
Por Andressa Lima
O conteúdo da newsletter precisa transmitir o objetivo de comunicação ao qual ela está atrelada. Por exemplo, se este canal de comunicação se propõe a trazer análises de algum setor do mercado, é importante que você entregue esse conteúdo. Afinal, é exatamente o que o seu público espera ao assiná-la. Por isso, o que vai variar de newsletter para newsletter é o tema que você terá a cada edição.
Nesta etapa é importante ter em mente que seu título precisa ser criativo e chamativo. Afinal, isso definirá se a sua newsletter seja aberta ou simplesmente ignorada na caixa de entrada. No entanto, escolher um bom título não é uma decisão fácil, justamente porque você precisa conhecer as preferências das pessoas cadastradas na sua base para ter um título atrativo.
Falamos aqui bastante sobre base de disparo, contatos, leads e assinantes. Basicamente, esses diferentes termos representam o mesmo grupo: o de pessoas que se interessaram em receber a sua newsletter por e-mail.
Para disparar a sua newsletter, você terá algumas opções, de acordo com a plataforma que você utilizar. No entanto, geralmente elas permitem dois cenários, que são: – envio na hora; – envio agendado.
Por fim, mas não menos importante, ao criar e enviar uma newsletter é importante também acompanhar o desempenho delas. Afinal, são os números de abertura, visualizações e cliques que mostrarão se o conteúdo está sendo adequado para a sua base. Então, observe os dados de tempos em tempos para entender melhor a performance de cada envio. Com essa prática, será possível entregar conteúdo com mais assertividade através das newsletters.