Quer saber como criar uma newsletter? Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa para criar a sua através de um passo a passo que vai desde o conteúdo até a segmentação de listas e análise dos resultados.
Para conferir tudo isso e muito mais, basta ler este artigo na íntegra.
LEIA MAIS: Como criar uma landing page do zero
Afinal, o que é newsletter?
O termo newsletter tem origem no inglês e literalmente significa notícia (news) e carta (letter). Por isso, em uma livre adaptação para o português, podemos entender newsletter como um boletim de notícias.
Além disso, uma newsletter tem foco informativo. Então, quando recebemos um e-mail que é focado em vendas e promoções, isto não é necessariamente uma newsletter, mas sim um e-mail marketing. E isso acontece porque uma newsletter é um dos formatos possíveis de e-mail marketing.
Pensando nessa função informativa, a newsletter pode ser feita a partir de:
- notícias relevantes e recentes;
- updates de conteúdos digitais;
- análises de temas do mercado;
- pesquisas ou estudos;
- dentre outros.
Agora que você já sabe o que é newsletter, entenda a importância de criar uma para a sua marca.
Por que criar uma newsletter?
Enviar newsletters para a sua base de contatos é uma estratégia de inbound marketing. Afinal, podemos dizer que as newsletter são ferramentas essenciais para manter a comunicação com o público e, até mesmo, guiá-los em sua jornada pelo funil de vendas.
Seu propósito informativo atende diretamente à finalidade do topo de funil, que é focado em entregar aos prospects conteúdos educativos e introdutórios.
No entanto, a newsletter também pode servir para conteúdo de meio de funil. Afinal, com ela é possível entregar estudos de casos, webinars e outros formatos que explicam as soluções oferecidas pelas marcas.
Agora que você já sabe o que é newsletter e o porquê de criá-las, conheça todo o passo a passo para fazer uma newsletter do zero.
LEIA MAIS: Como criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas
Como criar uma newsletter
Para fazer uma newsletter é importante ter uma ferramenta onde você possa criar o conteúdo, hospedar a sua base de contatos e também obter os dados para analisar a performance de cada envio.
No entanto, quando falamos em criação de newsletter, é preciso ter atenção a estes três pontos principais:
- conteúdo: o tema que você quer comunicar, junto com um CTA (call to action);
- assunto do e-mail: o responsável por gerar curiosidade para que a newsletter seja aberta;
- lista de contatos: a relação de e-mails que forma sua base.
A seguir, veja em detalhes cada uma destes três itens.
Criando o conteúdo
O conteúdo da newsletter precisa transmitir o objetivo de comunicação ao qual ela está atrelada. Por exemplo, se este canal de comunicação se propõe a trazer análises de algum setor do mercado, é importante que você entregue esse conteúdo. Afinal, é exatamente o que o seu público espera ao assiná-la.
Por isso, o que vai variar de newsletter para newsletter é o tema que você terá a cada edição. Então, para criar o conteúdo:
- acesse a plataforma de sua escolha;
- defina o tema da newsletter;
- tenha o texto ou imagem com o conteúdo pronto;
- faça um bom CTA vinculado a um link.
Feito isso, você já tem a sua newsletter pronta para o próximo passo, que é a escolha do melhor título para ela.
Escolhendo o melhor título
Nesta etapa é importante ter em mente que seu título precisa ser criativo e chamativo. Afinal, isso definirá se a sua newsletter seja aberta ou simplesmente ignorada na caixa de entrada.
No entanto, escolher um bom título não é uma decisão fácil, justamente porque você precisa conhecer as preferências das pessoas cadastradas na sua base para ter um título atrativo.
Por isso, uma boa estratégia nesta etapa é fazer o que chamamos de teste A/B. Essa estratégia consiste em criar dois títulos e programar a sua ferramenta de disparo para testar qual deles tem mais abertura com a sua base.
Segmentação: prepare a sua lista
Falamos aqui bastante sobre base de disparo, contatos, leads e assinantes. Basicamente, esses diferentes termos representam o mesmo grupo: o de pessoas que se interessaram em receber a sua newsletter por e-mail.
Por isso, ao captar esses contatos, é indispensável que você esteja seguindo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Isso vai garantir que os assinantes tenham informações claras de como os dados deles serão tratados e tenham condições de consentir ou não.
Então, deixe a sua landing page de captação com essas informações disponíveis para que os usuários possam ter fácil acesso a elas antes de se inscreverem na sua lista.
Além disso, garanta que sua base contatos esteja sempre atualizada. E também que aquelas pessoas que desejam sair da sua lista possam ter seus e-mails removidos de forma rápida e prática. Afinal, nada pior do que manter na sua lista quem não se interessa pela sua comunicação.
LEIA MAIS: Marketing de Conteúdo: como gerar valor à sua marca?
Disparando sua newsletter
Para disparar a sua newsletter, você terá algumas opções, de acordo com a plataforma que você utilizar. No entanto, geralmente elas permitem dois cenários, que são:
- envio na hora;
- envio agendado.
Caso você consiga construir um fluxo de conteúdos com antecipação, deixá-los agendado pode ajudar a otimizar o seu tempo de produção das newsletters.
Mas, antes de enviar ou programar o envio, lembre-se sempre de mandar um teste para você mesmo. Dessa forma, você terá uma prévia do que sua será enviado para a sua base de contatos e poderá ajustar eventuais erros.
Medindo os resultados
Por fim, mas não menos importante, ao criar e enviar uma newsletter é importante também acompanhar o desempenho delas. Afinal, são os números de abertura, visualizações e cliques que mostrarão se o conteúdo está sendo adequado para a sua base.
Então, observe os dados de tempos em tempos para entender melhor a performance de cada envio. Com essa prática, será possível entregar conteúdo com mais assertividade através das newsletters.
Quer saber mais sobre produção de conteúdo?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | YouTube | B2B para Startups