Como criar uma landing page do zero

Como criar uma landing page do zero

Criar uma boa landing page pode ser o elemento chave para o sucesso da sua campanha de marketing digital.  Afinal, esta é uma ferramenta essencial para quem busca capturar leads de forma cada vez mais eficiente.

Por isso, neste artigo, você vai conferir o passo a passo para criar uma landing page do zero. Confira!

 

LEIA MAIS: Marketing de Conteúdo: como gerar valor à sua marca?

 

Afinal, o que é landing page?

Uma landing page é uma página cujo principal objetivo é converter os visitantes que a acessam em leads ou clientes. Dessa forma, elas acabam sendo o ponto de contato para guiar os visitantes até a etapa da compra de um produto ou serviço ou mesmo no download de uma isca digital, como ebooks, checklists etc.

No entanto, como está página é criada especificamente para conversão, ela precisa ter elementos fundamentais, que são:

  • título da landing page;
  • subtítulo;
  • apresentação da oferta;
  • recurso visual (imagem ou vídeo);
  • formulário;
  • botão com CTA;
  • uso de algum gatilho mental.

 

No caso do recurso visual, um estudo da HubSpot indica que o uso de vídeo pode aumentar a conversão em até 80%. por isso, se você estiver planejando criar a sua, dê prioridade ao seu formato.

Já no caso do uso de gatilhos mentais, é comum encontrar nas landing pages algum deles, como senso de urgência ou mesmo prova social.

Quando uma landing page é bem elaborada, ela tem o potencial de despertar o interesse do visitante, apresentando os benefícios do produto ou serviço, além de incentivar a tomada desejada.

Então, se você quer criar uma boa landing page do zero, confira mais detalhes no tópico a seguir.

 

LEIA MAIS: O que é persona? Entenda o conceito e como criar

 

Passo a passo para criar landing page

Se você está buscando aumentar suas conversões e capturar leads, criar uma landing page é uma estratégia essencial. Para isso, veja abaixo como criar uma landing page do zero.

 

Definindo o objetivo

Antes de começar, é importante definir qual é o objetivo da landing page. Por isso, pergunte-se: ela será usada para capturar leads, vender um produto ou serviço, divulgar um evento ou promover uma oferta?

Definir claramente o objetivo é essencial, pois isso vai orientar toda a criação da página em torno desse propósito.

 

Escolhendo uma ferramenta para a landing page

Agora que você já definiu o objetivo, é hora de escolher uma ferramentas. Hoje, o mercado oferece diversas opções de ferramentas para a criação de páginas de captura.

Um exemplo de ferramentas bastante utilizada no Brasil é a RD Station. Então, escolha uma ferramenta que atenda suas necessidades e disponibilize todos os recursos que você busca.

 

Editando um modelo

Uma vez que você escolha a ferramenta, verá que ela disponibiliza modelos de landing pages (ou LPs). Afinal, a maioria das ferramentas de criação oferece templates para edição.

Então, selecione um modelo que se adapte ao objetivo da sua LP, adapte-o para a identidade visual da sua marca e siga para o próximo passo.

 

Criando o conteúdo

Agora, vamos a uma das partes essenciais da landing page: o conteúdo. É importante que ele seja objetivo, claro e persuasivo.

Então, utilize uma linguagem que converse com seu público-alvo e destaque os benefícios do que você está oferecendo.

Além disso, também utilize frases curtas ao invés de frases longas e blocos de texto.

 

Adicionando um formulário

Outro elemento essencial é o formulário de captura. Afinal, é ele que vai cumprir o propósito de capturar os leads que sua marca busca.

Dessa forma, você precisa adaptar o formulário para que ele capture todas as informações essenciais do seu lead.

Mas lembre-se: pergunte somente o que for necessário necessário. Também bisque deixar evidente os benefícios que o visitante terá ao preencher o formulário.

 

Criando elementos visuais

Agora, adicione elementos visuais na sua página. Afinal, esses elementos vão ajudar a tornar sua landing page mais atrativa e envolvente.

Para isso, você pode adicionar imagens; no entanto, priorize o vídeo para aumentar suas chances de conversão.

Só tome cuidado para não exagerar e poluir a página.

 

Testando a landing page

Por fim, é hora de visualizar a LP para fazer os devidos testes e ajustes. Então, assim que você criá-la, faça testes A/B para ver qual versão tem melhor desempenho e opte por aquele modelo que entregar uma melhor performance.

Uma boa dica é analisar os resultados após a publicação da sua página e ir realizando ajustes para melhorar ainda mais a conversão.

 

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