O que é persona Entenda o conceito e como criar

O que é persona? Entenda o conceito e como criar

No marketing de conteúdo, um dos termos mais importantes é o conceito de persona. Mas afinal, o que é persona? E por que esse conceito é essencial quando falamos em conteúdo estratégico?

É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Então, aproveite para entender melhor como esse conceito se diferencia de público-alvo, além de saber tudo o que você precisa para criar uma persona para sua marca.

 

 

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Afinal, o que é persona?

Em linhas gerais, quando as pessoas se perguntam o que é persona, podemos entender esse termo como uma forma de representar o que seria o cliente ideal de uma marca. Ou seja, persona em si não necessariamente precisa ser uma pessoa real, mas precisa ter comportamentos, gostos e até mesmo características que sejam de clientes verdadeiros.

Por isso, podemos entender persona como uma personificação do público-alvo.

No entanto, vale reforçar que uma persona vai muito além do público-alvo. E isso porque o público-alvo nada mais é do que uma segmentação feito de forma mais geral, enquanto a persona representa, de forma detalhada e precisa, um seu cliente ideal e até mesmo real.

Entenda melhor esse ponto a seguir.

 

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Persona x público-alvo

 

Para entender melhor a diferença desses conceitos, confira abaixo o que cada um deles representa:

Público-alvo é uma segmentação genérica da audiência, que se baseia em características demográficas e comportamentais. Essas características são:

  • idade;
  • gênero;
  • localização;
  • renda;
  • interesses;
  • comportamentos de compra;
  • etc.

Por isso, público-alvo acaba representando uma visão mais ampla do mercado, sem entrar em detalhes sobre as pessoas que compõem esse mercado. Assim, é basicamente uma segmentação de pessoas acerca da qual seu marketing vai se basear em um primeiro momento.

Agora, como persona já uma representação mais detalhada do cliente ideal da sua marca, ela entrega uma visão mais precisa e específica do público-alvo. E é justamente por isso que a persona torna possível personalizar a sua mensagem de marketing e estratégias.

 

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Por que é importante ter uma persona?

Agora que você já entendeu o que é persona e como ela se diferencia do público-alvo, vamos explicar o motivo dela ser tão importante.

Basicamente, a importância de uma persona se dá pelo fato dela contribuir e tornar possível a implementação de estratégias de marketing mais eficientes.

Por isso, é justamente devido à persona que podemos:

  • criar conteúdos úteis e relevantes para clientes em potencial;
  • ter assertividade para se conectar com seus leads nas diferentes etapas do funil de vendas;
  • desenvolver produtos ou serviços que atendam às dores do seu público;
  • tornar as estratégias de marketing mais eficientes.

 

Agora, entenda como é possível criar uma persona para sua marca.

Como criar uma persona?

Modelo para persona

 

Agora que você já sabe o que é persona e por que é importante tê-la em sua estratégia de marketing, vamos mostrar como criar a sua própria persona. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

 

Faça uma pesquisa de mercado

O pontapé inicial é focar em pesquisa de mercado que permita entender melhor o segmento de atuação da sua marca. Essa pesquisa permitirá que você encontra informações valiosas, como:

  • quem são os concorrentes diretos ou indiretos;
  • como eles se posicionam no mercado;
  • quais diferenciais ou defasagens eles inserem no mercado;
  • quais são as necessidades e desejos do seu público-alvo;
  • etc.

 

Mapeando clientes em potencial

Após entender o mercado, é importante compreender mais sobre seus potenciais clientes. Afinal, esse é um passo essencial para criar uma persona assertiva.

Para isso, colete dados sobre os seus clientes atuais e potenciais. Você pode fazer isso por meio de pesquisas, entrevistas ou análise de dados já existentes, como dados de vendas ou mesmo comportamento do usuário no seu site, por exemplo.

 

Identifique padrões

Com os dados da pesquisa e do mapeamento em mãos, agora é hora de identificar padrões de comportamento. Também é importante se atentar para possíveis características comuns entre os seus clientes.

Para isso, agrupe essas informações em categorias, como: idade, gênero, interesses, comportamento de compra, dentre outras.

Afinal, é com base nessa identificação dos padrões e nos dados que você criará a persona da sua marca.

 

Dando forma à persona

Agora sim, escolha uma ferramenta com a qual esteja mais familiarizado, podendo ser Canva, Power Point ou mesmo um documento do Google.

Nesse arquivo, comece a tornar sua persona real e fácil de visualizar, selecionando para ela as seguintes informações:

  • Nome e idade;
  • Localização;
  • Profissão e renda;
  • Hábitos de consumo;
  • Interesses e hobbies;
  • Objetivos e desafios;
  • Dificuldades e dores.

 

Mas lembre-se de usar os dados coletados para preencher as informações sobre sua persona. E, como toque final, escolha uma foto e um nome que a represente.

Prontinho, você já tem uma persona para a sua marca. Agora, se você identificar mais de uma padrão nos dados coletados ou se tiver perfis de clientes diferentes, você também pode criar mais de uma persona.

Feito isso, o próximo passo é personalizar a sua comunicação para ser assertiva para as pessoas representadas pela sua persona.

 

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