Se você quer ter conteúdo estratégico é importante que ele esteja alinhado com a jornada do seu lead. Por isso, hoje vamos explicar exatamente como fazer isso é criando conteúdo para cada etapa do funil de vendas.
Mas, como fazer isso? E o que exatamente é o funil de vendas? Confira essas e outras respostas logo a seguir.
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Afinal, o que é o funil de vendas?
O funil de vendas é basicamente a representação do caminho pelo qual seus leads ou clientes em potencial passam para realizar a aquisição de um serviço ou produto.
Esse caminho é formado por etapas e, cada uma delas, tem suas próprias características. Além disso, em cada etapa do funil o lead tem dúvidas específicas. Por isso, criar conteúdos adequados para cada etapa pode aumentar a chance de transformar esse lead em um cliente.
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Etapas do funil de vendas
Conheça agora mais detalhes sobre as etapas do funil de vendas logo a seguir:
Topo de funil (ToFu)
Esta é a primeira etapa do funil, onde os leads tomam consciência sobre uma dor. Ou seja, de que têm um problema e que precisem de uma solução, seja através de um produto ou serviço.
Por isso, no Topo do funil o objetivo é atrair a atenção de potenciais clientes que ainda não estão familiarizados com sua marca.
E, para isso, é essencial criar conteúdo focado na informação e educação. Então, a venda em si não é o foco e, inclusive, deve ser evitada nessa etapa.
Meio de funil (MoFu)
Já o Meio do funil é a segunda etapa desse processo. Por isso, aqui os potencial clientes já entendem quais são suas reais necessidades. E exatamente por isso buscam por marcas que possam saná-las.
Então, geralmente nesta etapa o objetivo está focado em comprar as soluções disponíveis no mercado para saber qual se sai melhor.
Para isso, os clientes buscam por informações mais específicas que os ajudem a comparar marcas, serviços e produtos.
Dessa forma, o Meio do funil é o momento ideal para destacar os pontos fortes e vantagens que se consegue ao fechar negócio com a sua marca e influenciar na decisão de compra dos seus leads.
Base de funil (BoFu)
Chegamos à Base do funil, que é a terceira e última etapa, também conhecida como Fundo do funil. Por isso, aqui os potenciais clientes já entenderam suas necessidades e conhecem bem as opções que o mercado oferece para atendê-las.
Justamente por isso, nessa etapa eles estão prestes a fazer sua escolha. Então, o foco precisa ser ajudá-los nessa tarefa, fornecendo informações que influenciarão nesta etapa.
É devido a isso que na Base do funil recomenda-se o conteúdo mais “marqueteiro” e comercial, focado na conversão das vendas.
Agora que você já conhece todas as etapas, veja como criar conteúdo para alimentar o funil de vendas.
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Conteúdo para o funil de vendas
Abaixo, vamos sugerir formatos de conteúdo que você pode criar em cada etapa do funil. No entanto, vale lembrar que também é possível adaptar a ideia central para outros formatos e plataformas, como redes sociais, blogs, newsletters e outros.
Tudo vai depender da sua estratégia de marketing e tipo de conteúdo que planeja criar.
Para o conteúdo do Topo de funil, os formatos recomendados são:
- Postagens de blog: que sejam informativas e respondam perguntas e dúvidas mais básicas dos clientes em potencial;
- Vídeos educativos: que tenham foco em conteúdo de valor e informativo sobre assuntos mais amplos do seu nicho;
- Infográficos: essa é uma forma visualmente chamativa de ilustrar informações relevantes.
Já para o Meio do funil, os conteúdos mais indicados são:
- Estudos de caso: esta é uma forma de mostrar como sua solução ajudou outros clientes que optaram por ela;
- Webinars: já esse formato é uma maneira de se aprofundar mais nos benefícios que sua solução traz, além de mostrar como usá-la;
- Avaliações: já as avaliações ajudam seus potenciais clientes e ter validações de outras pessoas que já estiveram na posição deles.
E para a Base do funil, você pode contar com a ajuda de:
- Demonstração: faça demonstrações de como seu serviço produto funciona;
- Depoimentos: compartilhe depoimentos de clientes que ficaram satisfeitos ao fechar negócio com sua marca;
- Ofertas: crie ofertas focadas em incentivar seus clientes a fecharem a compra.
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