Como trazer credibilidade para a sua marca através de podcasts - Imagem: Reprodução

Como trazer credibilidade para a sua marca através de podcasts

Como trazer credibilidade para a sua marca através de podcasts? Em um cenário que a comunicação digital se torna cada vez mais vital para a consolidação de marcas, o podcast se destaca como uma ferramenta poderosa!

O formato de videocast ou podcast é capaz não apenas de transmitir informações, mas de estabelecer autoridade e conexão genuína com a audiência. 

Conduzi uma entrevista esclarecedora com Milton Daré, fundador do podcast Venture Fellows, de sua empresa Venture People. Aqui, vamos explorar estratégias fundamentais na construção de credibilidade por meio desse ótimo instrumento que é o videocast.

Como trazer credibilidade para a sua marca através de podcasts?

Antes de mergulharmos nas estratégias de construção de credibilidade, é essencial compreender a motivação por trás da criação do podcast.

A Venture People é uma consultoria de recrutamento e seleção criada por Milton e Beatriz Garcia, especializada em empresas inovadoras e fundos de Venture Capital.

Milton compartilhou qual foi o propósito pensado por eles quando iniciaram o podcast: “Começamos em 2023 com a missão de fornecer conteúdo valioso para empreendedores ligados à Venture People. Nossa estratégia foi convidar figuras de destaque no cenário de start-ups, buscando uma troca de autoridade para construir um conteúdo de alta qualidade.”

A identificação da audiência é um aspecto crucial para qualquer podcast. É muito importante saber quem são seus ouvintes e o que eles querem ouvir!

Milton falou sobre como aborda isso em seu podcast: “Olhamos para as start-ups em fases específicas, como seed, Série A e Série B, entendendo suas dores. Ao focar nesse público-alvo, conseguimos atrair não apenas fundadores, mas também profissionais interessados em trabalhar em start-ups e investidores em busca de conhecimento sobre modelos de negócios.”

A importância do público alvo 

Após definir quem vai te ouvir, é preciso pensar em como você vai alcançar esse público.

Milton enfatizou a importância do networking: “Para alcançar essa audiência, a gente participou de muitos eventos, se conectou com pessoas do ecossistema, usou estratégias tanto de publicações de conteúdo no Instagram, no LinkedIn, em diversos canais.”

“Também participamos no próprio WhatsApp em alguns grupos relacionados ao ecossistema de start-ups. E isso foi ajudando a gente a construir uma marca sólida nesse nicho”, completou o empreendedor. 

Além disso, outro ponto super relevante para o sucesso de um podcast é um planejamento sólido. Aqui no WorkStars Estúdio, produzimos videocasts diariamente e é perceptível que organização é a espinha dorsal de um podcast bem-sucedido.

Sem um plano claro, é fácil perder o foco e a consistência. Milton falou sobre o planejamento do Venture Fellows: “Mantemos uma programação consistente, lançando dois episódios duas vezes por mês. A chave é manter uma pauta atual e relevante, focando na qualidade do conteúdo em vez de números de seguidores.”

Com todo o empenho e planejamento, o podcast de Beatriz e Milton está alcançando a marca de 25 episódios. Todos produzidos e editados pelo WorkStars Estúdio! Por isso, agradecemos a parceria no ano de 2023 com uma placa parabenizando-os.

 

Milton Daré e Beatriz Garcia – Imagem: Reprodução

 

Podcasts com colaboração 

O formato de podcast permite que Beatriz e Milton façam episódios sem convidados. Eles inclusive conversam sobre contratações em startups, como: “10 dicas certeiras para ser bem-sucedido na sua entrevista com uma Startup!

No entanto, os episódios que contam com colaboração de entrevistados são muito valiosos. Uma estratégia poderosa para construir credibilidade no seu podcast é trazer experts na área que você fala sobre.

Aqui está um exemplo de videocast que contou com a colaboração de uma especialista:

Milton enfatizou o valor das colaborações: “As pessoas que a gente chamou pro nosso podcast, nos somaram muito em credibilidade. Principalmente fundos de venture capital, que os empreendedores vivem próximo desses investidores, né? Porque eles sempre precisam de capital pra continuar crescendo.” 

Ele deixou uma verdadeira dica de negócios: “Fazer episódios com esse público contribuiu significativamente pra aumentar a nossa credibilidade da marca do podcast.”

Como escolher o conteúdo do podcast

A escolha dos tópicos e a qualidade do conteúdo são fundamentais para manter a audiência engajada.

A Venture People se dedica a pesquisar profundamente para oferecer conteúdo relevante: “Identificamos as principais dúvidas dos empreendedores no Brasil e nos Estados Unidos, combinando a experiência da Venture People com uma abordagem embasada em leitura científica para manter a audiência engajada.”

Finalmente, não adianta seguir esse tutorial completo se não há consistência na produção de conteúdo. Afinal, a disciplina é crucial para resultados duradouros, e não é só nos videocasts!

Milton destacou a importância da consistência: “Disciplina na produção de conteúdo relacionado ao tema atua como um catalisador para resultados positivos, indo além de métricas superficiais como visualizações e seguidores, buscando a geração efetiva de clientes.”

E como último passo, vem a divulgação dos episódios. Lembrando que há diversas plataformas digitais para a postagem de um podcast, mas um facilitador para quem cria é a plataforma Anchor! Aprenda a usar clicando aqui.

Milton revelou como divulga o Venture Fellows: “Utilizamos intensamente o LinkedIn e o Instagram, além de participar de eventos e utilizar canais diretos de relacionamento, como o WhatsApp. Pedir aos ouvintes que avaliem e compartilhem é fundamental para expandir a audiência.”

 

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