Roteiro para podcast

Como escrever um roteiro para podcast?

Escrever um roteiro para podcast ou videocast é o pontapé inicial para se ter um bom conteúdo na hora da gravação do seu episódio. Por isso, vou dar dicas básicas para você fazer o seu melhor.

A primeira coisa que quero lembrar para vocês é que um podcast não é um talk show! Já repeti isso diversas vezes, mas muitas pessoas se esquecem disso e acabam martelando o convidado de perguntas sem parar.

Quando a onda de podcast estourou tanto nos USA quanto aqui no Brasil, as pessoas achavam interessante o bate papo entre duas ou mais pessoas. Então, existem diferentes opiniões sobre qualquer assunto, pois claramente, cada cabeça um mundo.

E o que isso tem a ver com um roteiro para podcast? Tudo!

O roteiro deve ser usado como base, para não termos as famosas “barrigas” – que é quando o assunto some e as pessoas não sabem o que falar. Então, é pensando em tudo isso que vamos agora fazer na prática esse roteiro de podcast.

 

Conheça bem seus convidados

Muitos podcasts e ainda mais em videocasts, é muito comum que o formato seja com convidados.

O conhecer bem não significa que você precise saber a história dele toda, é legal pedir a mini bio, dar uma lida nela, mas o que gosto mesmo é de dar uma fuçada na rede social principal que ele ou ela usa.

É uma mini “investigação” do bem, onde você encontra coisas que te interessam. Seu podcast também é sobre o que você pensa e encontrar alguma sinergia ou curiosidade, pode dar base para ser alguma das suas perguntas.

Por exemplo, recebi no Pensando em Conteúdo, nosso videocast, a Laura Flixx, que faz conteúdo para adulto e eu tinha visto que ela tinha postado algumas fotos mais sensuais e na hora do bate papo, puxei perguntando se ela tinha aderido ao Onlyfans também.

Afinal, se está na rede social é porque a pessoa está confortável para falar sobre aquilo.

 

Prepare seu roteiro para podcast com temas em tópicos

Agora que conhecemos “bem” nosso convidado e temos algumas coisas na manga sobre ele, começo deixando essas perguntas em uma listinha junto com outras possíveis perguntas que irei fazer.

Nesse momento, é importante lembrar que muitas vezes as pessoas fazem episódios com temas. Por exemplo, a Med Systems que é cliente nosso do estúdio, eles focaram em falar sobre “A tiktoknização do skincare” e levaram a Dra. Andreya Novazzi.

Com isso, eles fizeram o briefing com a convidada de qual seria o tema e a condução pela apresentadora foi muito focada em torno ao tema, mas claro, como é uma conversa ela não precisa ser só sobre o tema, pode variar, mas sempre pode-se voltar ao foco principal.

Ela tinha uma lista de possíveis perguntas e é gostoso de ver a Andressa, que é a diretora de Marketing deles, opinar até com coisas pessoais dela.

Então, no seu roteiro, tenha por exemplo dados de mercado que você pode inserir durante a conversa, perguntas básicas sobre o tema abordado, perguntas que você achou na rede social de interessante, sobre coisas que a pessoa é especialista.

Porém, nunca esqueça que o programa e tema, eles precisam ter a ver com o podcast em si. Esse exemplo da Med Systems é fundamental… o podcast se chama “Papo de pele” e é com dermatologistas. De mais né?!

 

Exemplo de como faço meu roteiro para o Pensando em Conteúdo

Colocamos no tópico da folha, a mini bio dos convidados, mas não leio durante a gravação. Tem vezes que na hora da gravação, falo uma ou duas coisas só para apresentar, mas não uso todo.

Vou colar aqui um roteiro, primeiro são os dados, que puxamos no ChatGPT, mas deixei no meu roteiro só aquilo que me interessou.

Depois, como eram duas convidadas, separamos perguntas para cada uma delas.

Dados:

A comunicação entre seres humanos existe desde os tempos pré-históricos, quando os nossos antepassados utilizavam sinais sonoros e gestos para se comunicarem entre si. No entanto, a criação de conteúdo como conhecemos hoje em dia tem suas raízes na história da escrita, que começou a surgir por volta de 4000 a.C.

Perguntas:

Leny: Quando a comunicação virou conteúdo?

Cecília: Quando o conteúdo virou importante para as empresas?

Leny: Qual é o básico de uma comunicação clara, eficiente e poderosa?

Cecília: E no caso das empresas?

Leny: Por que a voz é tão importante para a geração de conteúdo?

Cecília: Como se escolhe a voz de uma empresa? 

Leny: Como funciona o seu trabalho com os comunicadores? Quem dá mais trabalho?

Cecília: Midia training de hoje em dia

Leny: Me conta um pouco sobre o lado autora e onde você se inspira para os temas?

 

Pegamos muita referência de um livro que a Leny tinha lançado e da Cecília, que é uma conhecida há muitos anos, coisas sobre o dia-dia do trabalho dela.

Em todas as perguntas, por exemplo, eu me sentia muito confortável em participar da resposta, pois como é uma conversa, posso aprender com elas e também, tenho a oportunidade de agregar com minha experiência.

Esse foi o resultado final: https://youtu.be/HJIW2VKq76c

 

Última dica: Se você vai apresentar, faça seu roteiro!

Para fazer um roteiro para podcast, você pode sim ter ajuda de outras pessoas, assim como eu tenho aqui no WorkStars. Mas é fundamental que você olhe a questão das redes sociais que comentei, e que você revise as perguntas.

Uma vez, contratei um roteirista para fazer um roteiro em que as convidadas eram empreendedoras mulheres. Infelizmente, precisei jogar fora, não tinha revisado, mas ele não tinha a ver comigo.

Um tema, ele pode ter milhares de abordagens diferentes.

O de empreendedorismo feminino é um, mas hoje em dia, sendo uma empreendedora bem resolvida dentro do meu nicho e elas também eram. Então, o tema para mim é: “vem me contar os perrengues“.

E claro, as estratégias que elas usaram para empreender, apoio, família! Tudo que uma mulher faz ao mesmo tempo (a maioria delas).

Faça seu roteiro, faça seu podcast e venha usar nosso WorkStars Estúdio como a melhor opção em São Paulo para você gravar de forma profissional e acessível!

Quer saber mais sobre marketing de conteúdo?
Então siga o WorkStars nas redes sociais LinkedIn | Instagram | Youtube | B2B para Startups

Compartilhe
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leia também