MARKETING
Por Andressa Lima
Em linhas gerais, quando as pessoas se perguntam o que é persona, podemos entender esse termo como uma forma de representar o que seria o cliente ideal de uma marca. Ou seja, persona em si não necessariamente precisa ser uma pessoa real, mas precisa ter comportamentos, gostos e até mesmo características que sejam de clientes verdadeiros. Por isso, podemos entender persona como uma personificação do público-alvo.
Agora que você já sabe o que é persona e por que é importante tê-la em sua estratégia de marketing, vamos mostrar como criar a sua própria persona. Para isso, siga o passo a passo:
O pontapé inicial é focar em pesquisa de mercado que permita entender melhor o segmento de atuação da sua marca. Essa pesquisa permitirá que você encontra informações valiosas.
Após entender o mercado, é importante compreender mais sobre seus potenciais clientes. Afinal, esse é um passo essencial para criar uma persona assertiva. Para isso, colete dados sobre os seus clientes atuais e potenciais. Você pode fazer isso por meio de pesquisas, entrevistas ou análise de dados já existentes, como dados de vendas ou mesmo comportamento do usuário no seu site, por exemplo.
Com os dados da pesquisa e do mapeamento em mãos, agora é hora de identificar padrões de comportamento. Também é importante se atentar para possíveis características comuns entre os seus clientes. Para isso, agrupe essas informações em categorias, como: idade, gênero, interesses, comportamento de compra, dentre outras.
Comece a tornar sua persona real e fácil de visualizar, selecionando para ela as seguintes informações: – Nome e idade; – Localização; – Profissão e renda; – Hábitos de consumo; – Interesses e hobbies; – Objetivos e desafios; – Dificuldades e dores.